quarta-feira, 7 de julho de 2021

MÃES DE LARANJAL DO JARI FAZEM DOAÇÃO DE LEITE HUMANO PARA BEBÊS DO HOSPITAL MÃE LUZIA, EM MACAPÁ

 

Bolsistas do Amapá Jovem coletaram 26 frascos de leite que serão destinados a bebês na UTI do HMML.

 

Nesta terça-feira, 6, o Banco de Leite Humano (BLH) do Hospital da Mulher Mãe Luzia (Hmml), em Macapá, recebeu 26 frascos com 6 litros de leite humano doados por 19 mulheres de Laranjal do Jari.

A doação é fruto de uma parceria entre BLH e Secretaria Extraordinária de Políticas para a Juventude (Sejuv). O leite vai passar pelo processo de pasteurização até chegar aos bebês da Unidade de Terapia Intensiva (UTI).

Para que as doações pudessem ser coletadas, o Governo do Amapá, disponibilizou que uma aeronave que foi até o município entregar doses da vacina contra a covid-19, retornasse para a capital trazendo o leite doado.


Força-tarefa

O secretário da Sejuv, Pedro Filé, explicou que, ao saber da necessidade de doações do Banco de Leite, a Sejuv consultou quem dentre as bolsistas eram mães que estavam amamentando, ou se conheciam alguém que pudesse doar.

“Em Laranjal do Jari, a nossa monitora Angelina, que é mãe e doadora do BLH, ajudou no engajamento da comunidade que, por sua vez, aderiu a campanha", disse o gestor.

O cadastro das doadoras do município foi feito pelos monitores e bolsistas do 'Amapá Jovem' que foram orientados pela equipe do BLH.

Uma parceria com a Prefeitura de Laranjal do Jari garantiu a realização dos testes rápidos que detectam Infecções Sexualmente Transmissíveis (ISTs), necessários para que as voluntárias possam ser consideradas aptas para a doação.

Com esses dados em mãos, foi montado um grupo em um aplicativo de conversas para orientar as mães sobre como realizar a captação e armazenamento adequado do leite doado.

A coordenadora do BLH, a psicóloga Darcineide Dias, ressaltou que a necessidade de aumentar o estoque é diária, já que todos os dias a maternidade recebe novos bebês que precisam ser internados.

"O BLH se sente abraçado por Laranjal do Jari e pelas mães que mesmo tão distantes estão ajudando bebês que elas nem conhecem", comemorou.

Na quinta-feira, 8, devem chegar a Macapá por via terrestre os frascos de vidro com tampa rosqueável que também foram coletados pelos participantes do programa. Eles são essenciais para que o BLH possa montar os kits de coleta que são enviados completamente esterilizado para as doadoras.






 

 

 

 

 

Nenhum comentário:

Postar um comentário