sexta-feira, 30 de março de 2018

SÉRGIO ABREU FALA DO LANÇAMENTO DA PRÉ-CANDIDATURA DE LUCAS BARRETO AO SENADO E DAS EXPECTATIVAS DO ENCONTRO COM O MINISTRO HELDER BARBALHO

Pré-candidato ao Senado Federal pelo PTB | Lucas Barreto
                
Aurivam Gomes, Sergio Abreu, Dr. Adachi e Dr. Jackson
                Após participar do lançamento da pré-candidatura de Lucas Barreto ao Senado Federal pelo PTB no último dia 27, o radialista e político Sérgio Abreu concedeu na manhã desta quinta, 29, entrevista por telefone à bancada do Programa Laranjal Notícias para fazer uma avaliação do evento e das expectativas do encontro com o Ministro da Integração Nacional Helder Barbalho. 

                Âncora do Laranjal Notícias há quase 16 anos, Sérgio Abreu torno-se uma das personalidades mais influentes na região do Vale do Jari e no Estado do Amapá. Em 2016 concorreu à Prefeitura de Laranjal e ficou em segundo lugar com expressivos 6.091 votos, ou seja, 33.18% dos votos válidos. A credibilidade e o respaldo popular renderam-lhe o convite para gravar um programa do PTB para exibição em rede nacional, sendo inclusive, o primeiro filiado do interior estado amapaense a ter esse privilégio. O programa foi gravado logo após a sua filiação e antes das eleições municipais daquele ano.

                No lançamento da pré-candidatura de Lucas Barreto ao Senado no último dia 27 em Macapá, Abreu foi convidado para realizar o encerramento do evento do correligionário. O pré-candidato a deputado estadual Aurivam Gomes também prestigiou o evento. Por ser militar, Aurivam só poderá se filiar em sigla partidária nas convenções dos partidos. Uzian Pinto (pré-candidato a dep. federal) e o presidente da Câmara Municipal de Laranjal, Walcimar Fonseca participaram de uma das audiências envolvendo Lucas Barreto, Sérgio Abreu e Aurivam Gomes.  

                Lucas Barreto tem 54 anos e enfrentará sua terceira eleição majoritária. Em seu currículo constam 4 mandatos de deputado estadual e candidaturas a prefeito (2008) e governador (2010). Na corrida para o governo do Estado, passou para o primeiro turno na dianteira contra Camilo Capiberibe (PSB), vencendo em 14 dos 16 municípios. No segundo turno, o eleitorado de Macapá decidiu. Mesmo vencendo em 11 dos 16 municípios, Lucas perdeu a eleição naquele ano.

                Depois disso foi vereador por Macapá, mas, em 2016, não conseguiu a reeleição. Disse mais tarde que focou demais na campanha de reeleição do prefeito Clécio Luis (REDE), quase que abdicando a própria campanha.

                De acordo com Sérgio Abreu, Lucas Barreto tem grandes chances de se eleger Senador da República e justificou: "O Lucas é um político que faz questão de atender à população e faz isso sem restrição, do desembargador ao feirante, recebe todo mundo e tem uma facilidade enorme de contato com o povo e com as demais lideranças políticas, ou seja, ele não será um representante do PTB, mas um grande líder do Amapá dentro do Senado Federal", disse.

                No sábado, 31, Abreu participará de um encontro com o Ministro da Integração Nacional, Helder Barbalho, na cidade de Curuçá. A audiência foi articulada pelo radialista Luiz Alberto da Rádio Mangue FM, que também já foi comunicador da Laranjal FM.
Sérgio Abreu apresentando o Programa Laranjal Notícias pela 87,9 FM
Luiz Alberto | Ex-colega de trabalho de Sérgio Abreu e radialista da Mangue FM da cidade de Curuçá-PA. 

                Na pauta do encontro, Abreu pretende conscientizar o Ministro Helder sobre a importância da integração dos Estados do Pará e Amapá através dos municípios do Vale do Jari e discutir soluções para a ponte sobre o Rio Jari, a expansão da BR 156 ligando a Cuiabá-Santarém e ações consociadas entre os dois Estados nas áreas da saúde e segurança pública, por exemplo.  

                Abreu também agradeceu ao PTB por ter oportunizado-lhe uma das maiores e melhores experiências de sua vida que foi a disputa pela Prefeitura de Laranjal em 2016. O radialista, que é presidente de honra da sigla em Laranjal, também enalteceu o presidente do PTB, César Aguiar e a sua esposa, a vereadora Vera da Farmácia.

                Ele destacou ainda que estava dando a entrevista em "tom de despedida", pois possui um planejamento que inclui o afastamento dos microfones da Rádio que o consagrou pelo prazo mínimo de um ano. "O Laranjal Notícias deverá ganhar um novo formato e contar com a participação de profissionais que já têm experiência e de outros que deverão surgir", adiantou.

                Ao Tribuna do Vale, o radialista confidenciou que o seu objetivo é tornar-se uma das lideranças do Partido Trabalhista Brasileiro no Amapá, tal qual é Lucas Barreto e o Deputado Furlan. Quem conhece a trajetória de sucesso do comunicador que nasceu em Almeirim e se estabeleceu em Laranjal do Jari, não terá dúvida de que as suas expectativas serão largamente superadas.   


Por Ivan Lopes, da Reportagem do Tribuna do Vale. 
                 



  

quarta-feira, 28 de março de 2018

SINSEPEAP REJEITA REAJUSTE PROPOSTO POR WALDEZ E DEFLAGRA GREVE GERAL A PARTIR DO DIA 02/04.


Na manhã desta quarta-feira, 28, na quadra da escola Azevedo Costa, o Sindicato dos Profissionais em Educação do Amapá (Sinsepeap) aprovou greve geral por tempo indeterminado. A aprovação do movimento grevista se deu após anúncio feito pelo governador Waldez Góes (PDT) na data-base de um reajuste de 2,8% mais 5% na regência de classe para os servidores da educação.

Segundo o Sinsepeap, o governador Waldez usou a imprensa para divulgar a proposta de reajuste, no entanto, nenhum documento oficial foi protocolado no sindicato. “E ainda o governo mentiu dizendo que o reajuste chegaria à 20%. Não vão nos enganar”, desabafou a professora Lia Borralho ao defender a greve geral.

A presidente do Sinsepeap, Kátia Cilene, disse que o governador Waldez Góes (PDT) implementa a desestruturação das escolas estaduais e a desvalorização do servidor público. “Já tentamos dialogar com este governo e só fomos enrolados, todos os prazos se esgotando e o governador ganhando tempo, pois sabe que o prazo eleitoral vence dia 07 de abril para conceder reposição salarial”, informou.

Durante a Assembleia Geral foi definido que a greve inicia na próxima quarta-feira, 02.

“A partir de agora acabou o estado de greve e a categoria da educação deflagra greve geral, até que este governo Waldez negocie e reponha nossas perdas salariais dos últimos anos”, disse Katia Cilene.

Fonte: Portal MZ

LUCAS BARRETO LANÇA PRÉ-CANDIDATURA AO SENADO FEDERAL PELO PTB NO AMAPÁ


Nome foi confirmado nesta terça-feira (27) na sede do partido. Lucas foi deputado estadual por quatro mandatos e candidatou-se a prefeito e governador do estado.

O ex-deputado estadual Lucas Barreto Cantuária confirmou que disputará ao Senado Federal pelo Amapá nas Eleições 2018. O anúncio foi feito na noite desta terça-feira (27) durante encontro com as filiações que vão compor as chapas minoritárias do Partido Trabalhista Brasileiro (PTB).

Lucas informou que o nome dele foi referendado pelo partido, em razão da experiência política.

“Com a decisão da nacional de termos uma candidatura majoritária, ficou decidido que nós seríamos o pré-candidato ao senado pelo PTB. Temos uma aliança política com o PDT, mas ainda não sabemos se vai se transformar em aliança eleitoral, tudo vai depender das coligações. Veremos mais à frente”, falou.

O indicado do PTB foi deputado estadual por quatro mandatos (entre 1991 e 2006), candidatou-se a outras eleições majoritárias para os cargos de prefeito (2008) de Macapá e governador do estado (2010), nesse chegando ao segundo turno. O último mandato dele foi como vereador, eleito em 2012. Lucas é o primeiro pré-candidato ao senado a divulgar oficialmente intenção ao posto no Amapá.

Fonte: G1 Amapá

quarta-feira, 21 de março de 2018

APAGÃO NO NORTE E NORDESTE NESTA TARDE DE QUARTA-FEIRA PODE TER SIDO PROVOCADO PELA USINA DE TUCURUÍ

UHE de Tucuruí

O apagão sofrido nesta tarde de quarta-feira, 21, no Estado do Amapá, incluindo Laranjal do Jari, pode ter sido provocado pela Usina Hidrelétrica de Tucuruí.  Uma falha no sistema teria ocasionado o apagão em Estados do Norte e Nordeste. A Informação foi repassada pelas Centrais Elétricas do Pará (Celpa). 

A usina é de responsabilidade das Centrais Elétricas do Norte do Brasil (Eletronorte) e fornece energia para estados do Norte e Nordeste.

A Eletronorte e a Celpa estão apurando as causas do problema e todas as áreas afetadas.

Já para o Operador Nacional do Sistema Elétrico (ONS), o problema foi causado por uma "perda de carga" que foi registrado por volta de 15h50. O problema deixou ao menos 13 estados sem energia - Amazonas, Alagoas, Sergipe, Ceará, Paraíba, Piauí, Pernambuco, Amapá, Rio Grande do Norte, Pará, Maranhão, Bahia e Tocantins.

O Governo afirma que apagão foi causado por falha na usina de Belo Monte, no Pará. Segundo o Operador Nacional do Sistema Elétrico (ONS), "uma perturbação no SIN causou o desligamento de cerca de 18.000MW, majoritariamente localizados nas regiões Norte e Nordeste, correspondendo a 22,5% da carga total do SIN naquele momento.Em consequência da perda de carga, entrou em funcionamento o primeiro estágio do Esquema Regional de Alívio de Carga do Sistema Sul, Sudeste e Centro-Oeste, com corte automático de consumidores, no montante de 4.200MW".

Ainda de acordo com a nota, os sistemas Sul, Sudeste e Centro-Oeste ficaram desconectados do Norte e Nordeste. "Às 16h15 já havia sido realizada a recomposição de praticamente toda a carga no Sul, Sudeste e Centro-Oeste. As equipes do ONS estão neste momento dedicadas à recomposição dos sistemas Norte e Nordeste, já em curso. As causas de desligamento estão sendo investigadas. Novas informações serão atualizadas tão logo estejam disponíveis".

sexta-feira, 9 de março de 2018

WALDEZ ASSINA LEI QUE ZERA IMPOSTOS DA CESTA BÁSICA


Governador Waldez Góes e vice Papaléo Paes

Representantes de todos os segmentos do comércio acompanharam o ato

O governador Waldez Góes (PDT) assinou projeto de lei, na manhã desta sexta-feira (9), que zera a cobrança de ICMS para 20 produtos que compõem a cesta básica no Amapá, e reduz a cobrança sobre produtos como o gás de cozinha e a carne vermelha. Com o incentivo, a cesta amapaense passa a ser uma das mais baratas do Brasil, e o governo abre mão de parte da arrecadação, esperando que os preços ao consumidor sejam reduzidos.

Entre os 20 itens que terão isenção de ICMS, estão o feijão, arroz, frango, farinha, leite, charque, conserva, sardinha. Além da isenção, o projeto de lei também prevê redução da alíquota de 18% para 12% sobre o gás de cozinha, carne vermelha, pão, bolachas, trigo, macarrão comum, sabonete e papel higiênico.

O projeto de lei é fruto de reuniões de técnicos do governo com todos os setores do comércio, e precisou ser aprovado pelo Conselho Nacional de Política Fazendária (Confaz).

As entidades de classe do comércio participaram do ato de assinatura do projeto de lei, e falaram em manter empregos, e, se possível, criar novos postos. A isenção, na opinião deles, também cria um ambiente mais favorável à concorrência com redes de outros estados.

“Nós ainda somos pequenos. As grandes redes estão chegando. Essa medida não nos beneficia, mas nos fortalece e nos dá a garantia de que vamos continuar no mercado mesmo com as chegada das grandes redes”, avaliou o presidente da Associação de Supermercados do Amapá, Itamar Sarmento.

“Abrir mão de imposto é uma forma de distribuir renda”, ponderou o presidente da Câmara de Dirigentes Lojistas (CDL), Adiomar Veronese.

O presidente da Associação Comercial do Amapá (Acia), Jaime Nunes, disse que houve empenho da equipe econômica do governo em atender mais uma demanda do comércio local.“Foram sete reuniões com os técnicos”, lembrou.
  
O projeto de lei agora segue para discussão e votação na Assembleia Legislativa do Estado.  “Esse projeto já foi amplamente discutido com todas as classes do comércio. Então o momento é de celeridade nessa tramitação na Assembleia”, pediu o presidente da Federação do Comércio, Eliezir Viterbino.

(Matéria e foto de Seles Nafes)

PRESIDENTE DA CÂMARA MUNICIPAL DE LARANJAL AFIRMA QUE REAJUSTE DA CONTRIBUIÇÃO DE ILUMINAÇÃO PÚBLICA SERÁ SUSPENSO


            Em resposta aos questionamentos dos ouvintes da Laranjal FM e dos consumidores da CEA sobre o aumento na conta de luz, o presidente da Câmara de Vereadores de Laranjal, Walcimar Fonseca, participará do Programa Laranjal Notícias de hoje, 09/03 e já adiantou a este jornalista que o prefeito de Laranjal solicitou o cancelamento imediato do reajuste na COSIP - Contribuição para o Custeio da Iluminação Pública.  Segundo o chefe do legislativo, o prefeito Marcio Serrão protocolou no início desta semana o pedido de suspensão do reajuste em caráter de urgência na sede da Concessionária em Macapá, entretanto, o retorno à tarifa anterior dependerá exclusivamente da atualização no sistema da Companhia de Eletricidade do Amapá.

            Após a grande repercussão e a reclamação generalizada dos consumidores laranjalenses com o aumento que varia de 29 a 37% sobre a Cosip, o presidente da Câmara prometeu viajar à Macapá para colher mais informações sobre a situação e no seu retorno, prestar esclarecimentos detalhados à população do nosso município. A cosip possui uma tabela de cobrança de valor fixo por cada faixa de consumo, ou seja, quem consome mais energia mensalmente paga valores mais altos.

            Dependendo da interpretação, o reajuste de até 37% sobre a Cosip poderia ser um procedimento normal, já que a própria CEA aumentou a conta de luz neste percentual no fim do ano passado e o município, que também é consumidor de energia da concessionária, foi afetado diretamente com o reajuste. Ocorre que a Cosip não se resume apenas ao pagamento da energia consumida pela luminárias das vias públicas, mas ela foi criada por determinação do governo federal para financiar a iluminação pública da cidade e isso inclui as luminárias, a conta de luz da rua, mão-de-obra, encargos e a expansão dos serviços, ou seja, a energia elétrica é apenas uma parte da Cosip.
Presidente da CMLJ | Walcimar Fonseca - Foto arquivo TV
            Na semana passada, o vereador Walcimar Fonseca havia declarado ser contra o percentual adotado pela CEA, especialmente porque a iluminação pública ainda está em fase de expansão e não atingiu a todos os consumidores que pagam pelos serviços. Ele também defende a imediata implantação de um call center com telefone de fácil acesso para atendimento imediato dos clientes incluindo protocolo e prazos para cumprimento das demandas.

            Com a decisão do chefe do executivo municipal protocolada junto à CEA, voltarão a ser cobradas as tarifas da tabela anterior. Não se sabe por quanto tempo o município conseguirá absorver os 37% de aumento que ele paga para a CEA pelos pontos de luz que consome. Walcimar defende que o próximo reajuste não seja feito de forma automática, mas com a participação dos representantes da sociedade civil.  

(Ivan Lopes, da Redação do Tribuna do Vale)
           
           
           

            

PLANEJAMENTO E AUSTERIDADE FINANCEIRA GARANTEM À CÂMARA DE LARANJAL INVESTIMENTOS EM REFORMAS E EQUIPAMENTOS

Presidente da CMLJ | Walcimar Fonseca - Foto arquivo TV


       
        Já na prestação de contas dos seus primeiros seis meses de gestão à frente da Presidência da Câmara Municipal de Laranjal do Jari, era possível prever que a austeridade financeira e a adoção de medidas de combate ao desperdício adotadas pela atual diretoria trariam resultados positivos para aquela casa de leis, não somente no que tange a redução dos gastos públicos, mas também como exemplo que pode ser seguido por outros administradores e na garantia de investimentos, os quais se refletirão na melhoria dos trabalhos dos servidores da casa, no conforto e segurança de todos que frequentam o prédio do legislativo municipal.
       
        A economia gerada pela CMLJ começa pela conta de luz. Consumos mensais de mais de R$ 3 mil foram reduzidos para até R$ 1.4 mil. Se considerarmos o aumento na conta de energia da CEA no ano passado, essa economia foi ainda maior e tudo isso apenas combatendo o desperdício através de simples atitude como apagar as lâmpadas e desligar o aparelho de ar-condicionado ao ausentar-se da sala. Se essas práticas tivessem sido adotadas pelas gestões do passado, certamente a CMLJ não teria herdado uma dívida de mais de R$ 200 mil reais com a CEA.

A CMLJ não deixou de garantir os serviços usuais, inclusive o de conceder o espaço da Câmara para as instituições realizarem eventos de interesse público como palestras, conferências, reuniões, congressos e audiências públicas. “Só não cedemos o prédio para eventos que tenham como objetivo a arrecadação de dinheiro, ou seja, que sejam pagos ou que visem atender interesses particulares”, explicou o presidente Walcimar Fonseca. 

       
        Com os recursos economizados durante o exercício de 2017, a mesa diretora, que é composta por Walcimar Fonseca (presidente), Ruy Pinto (vice-presidente) e Marcelo Padilha (Secretário), conseguiu fazer a aquisição de móveis, mesas, cadeiras e equipamentos para os gabinetes dos vereadores, incluindo 11 computadores, impressoras jato de tinta bulk-in (que imprimem páginas a preços reduzidos já que usam tanques de tinta ao invés de pequenos cartuchos), três notebooks para a sala administrativa, roteadores de última geração, sistema com 16 câmeras de vigilância em HD com acompanhamento simultâneo pelo celular, bebedouros e geladeira.
       



        A economia gerada não trouxe como recompensa apenas melhoria das condições de trabalho dos servidores, mas também foi possível conceder um reajuste salarial para eles de 5% em 2017. 

        Historicamente, a CMLJ nunca conseguiu fazer aquisição de conjuntos de móveis e equipamentos com recursos próprios, sempre dependendo de convênios com outras instituições governamentais. 
       
        Além da pintura, o prédio está passando por algumas adaptações e pequenas reformas. As portas de madeira, já sem condições de uso e segurança, foram substituídas por modernas portas de vidro e o teto recebeu uma blindagem em todas as laterais para impedir o acesso dos pombos, que além de sujar e causar mau cheiro, ainda pode transmitir doenças. 

Gradativamente, a CMLJ está se modernizando, ampliando os seus serviços como o Portal da Transparência e criando meios de acesso para que o público cada vez mais acompanhe as sessões, as leis, os requerimentos, pedidos de providências, indicações e as atuações dos legisladores do município.

As sessões ordinárias da Câmara de Laranjal são transmitidas ao vivo através da Rádio 97 FM todas as sextas-feiras, a partir das 9h da manhã. Embora a transmissão pela rádio tenda a “esvaziar” a plenária da Câmara, o presidente destaca que o mais importante é que as pessoas tenham acesso às informações e se aproximem de tudo o que ocorre naquela casa de leis, sem desconsiderar, é claro, o privilégio de ter a presença do cidadão nas sessões.    

(Por Ivan Lopes, do Jornal Tribuna do Vale)