Serviços de faturamento podem ser feitos pelo Call Center da CEA, pelo número 116. |
A Companhia de Eletricidade
do Amapá (CEA) informa aos consumidores que haverá mudanças no processo de
geração da fatura de energia para o mês de abril. O documento poderá ser gerado
de duas maneiras: pelo envio da leitura do medidor ao call center, através do
número 116, ou pelo WhatsApp do faturamento (96) 98414-0855. A fatura ainda
pode ser gerada com base no consumo médio do usuário nos últimos meses.
As mudanças ocorrem em cumprimento à resolução n° 878/2020 da
Agência Nacional de Energia Elétrica (ANEEL), que instituiu medidas de
combate ao novo coronavírus (Covid-19) em todo país. Entre elas estão a
suspensão do corte, da leitura e do atendimento presencial nas unidades
das companhias. Estas medidas podem vigorar para os próximos meses.
Sistema de
medição por auto leitura
O consumidor quando for enviar a foto do medidor ao Whatsapp,
deve verificar na fatura do mês anterior, a data prevista da leitura. O prazo
do envio é de até 3 dias antes da data da leitura, do contrário, a fatura será
gerada com base no consumo médio dos últimos doze meses.
Por exemplo, se a data prevista para leitura informada na fatura
for dia 16 de abril, o consumidor que optar pela geração da conta via envio da
leitura terá até o dia 13 para fornecer esta informação à Companhia.
A CEA orienta que os consumidores acessem a fatura de energia
pelos canais digitais: no site www.cea.ap.gov.br e
call center. O documento pode ser enviado ao e-mail do consumidor e ainda ter o
código de barra enviado via SMS para pagamento.
Pagamento da
fatura
Em relação ao pagamento, o consumidor pode fazê-lo das seguintes formas: agendamento via débito automático em conta corrente; pagamento digital pelos aplicativos de Internet Banking, nos caixas eletrônicos e nas Casas Lotéricas, obedecendo as regras de funcionamento destes locais.
Em relação ao pagamento, o consumidor pode fazê-lo das seguintes formas: agendamento via débito automático em conta corrente; pagamento digital pelos aplicativos de Internet Banking, nos caixas eletrônicos e nas Casas Lotéricas, obedecendo as regras de funcionamento destes locais.
Economia de
energia
Neste período de quarentena é essencial que o consumidor busque
práticas de consumo consciente de energia para economizar na hora de pagar a
conta. Embora neste mês a bandeira tarifária seja verde (não há custos
adicionais na fatura), é necessário bom senso em relação aos hábitos diários.
A Companhia orienta os consumidores que continuem praticando
economia de energia e fiquem em casa neste período.
Fonte: Ascom/CEA.