|
Charles Jânio, Antônio Pinto, Tanira Costa, Márcio Serrão, Ruimarisa e Cláudia Regina - Foto: Cláudia Sarraff |
|
Secretária Municipal de Educação, Tanira Costa - Foto: Cláudia Sarraff |
|
Ruimarisa Martins, Coordenadora do Regime de Colaboração da SEED/AP - Foto: Cláudia Sarraff |
Na última
sexta-feira, 09/02, os professores e demais profissionais da educação das redes
municipal e estadual puderam participar da 1ª Jornada Pedagógica. O evento
ocorreu no ginásio da Escola Municipal Tereza Teles e foi promovido em regime
de parceria entre a Secretaria Estadual de Educação do Amapá – SEED e a
Secretaria Municipal de Educação – SEMED.
Participaram
da cerimônia de abertura, o prefeito Márcio Serrão, Secretária Municipal de
Educação, Tanira Costa, Presidente do Conselho Municipal de Educação, o
Professor Antônio Pinto, a Coordenadora do Regime de Colaboração da SEED,
Ruimarisa Martins, a Coordenadora Estadual do PAAP, Cláudia Regina dos Santos e o chefe da Diagro, Charles
Jânio Monteiro.
Coube à Seed trazer os
palestrantes e equipe técnica, e à Semed contribuir com o local, estrutura,
logística e apoio para que o encontro atingisse os objetivos esperados. Cerca
de 200 profissionais da educação participaram do evento, incluindo professores,
diretores e pedagogos.
Em seu pronunciamento, o prefeito
Márcio Serrão reafirmou o compromisso com a melhoria da educação, destacou os
esforços para fazer reformas nos prédios escolares e informou que estão sendo
feito os planejamentos para trazer de volta o pagamento para o último dia 30 de
cada mês. Disse ainda que o pagamento de fevereiro deverá ocorrer no próximo
dia 28.
A Secretária Tanira do Socorro
Costa Barbosa enfatizou a importância da parceria com a Seed e da realização do
evento para a atuação dos educadores, sobretudo, para a melhoria dos índices
educacionais do município.
Após o pronunciamento das
autoridades, a Coordenadora do Regime de Colaboração da Seed, Ruimarisa, fez a
apresentação do programa intitulado “Colabora Amapá Educação”. Ela relatou que
pela 1ª vez na história o Governo do Amapá consegue a participação de todos os
16 municípios em torno de um só objetivo que é construir estratégias para a
melhoria dos resultados de aprendizagem dos estudantes das redes municipal e
estadual de Educação, por meio do trabalho conjunto em Regime de Colaboração.
Cláudia
Regina dos Santos, Coordenadora do Programa de Aprendizagem no Amapá (PAAP) fez
um breve histórico dos programas do Governo Federal para melhorar os índices
educacionais e orientações de planejamento de todas essas ações nas escolas,
das diretrizes do programa Mais Alfabetização e a implementação da Base
Nacional Comum Curricular no Estado.
Lançado
em junho de 2017 pelo Governo do Amapá, em parceria com o Governo do Ceará, o
programa segue a metodologia utilizada no Programa de Aprendizagem na Idade
Certa (Mais Paic) do governo cearense, ressalvadas as alterações necessárias
para a adequação da realidade amapaense. Nele, são apoiadas ações que fomentam
a aprendizagem dos alunos do 1º ao 5º ano, assegurando que eles ingressem mais
bem preparados no ensino médio.
Cláudia
Regina apresentou os índices de aprendizagem dos alunos do Ensino Fundamental 1
nas áreas da Língua Portuguesa e Matemática e fez duras críticas. “Nenhum
professor que se dedica ao que faz consegue ficar feliz com estes resultados,
pois eles são vergonhosos e a responsabilidade de mudar esse quadro é de todos
nós”, enfatizou.
|
Cláudia Regina apresentou o PAAP e expôs os índices educacionais do Amapá - Foto: Cláudia Sarraff |
Ela
também reiterou a importância das escolas fazerem a adesão ao Programa Mais
Educação, que visa fortalecer e apoiar as unidades escolares no processo de
alfabetização para fins de leitura, escrita e matemática dos estudantes nos 1º
e 2º anos do ensino fundamental, com o objetivo de garantir apoio adicional -
prioritariamente - no turno regular, com a presença opcional do assistente de
alfabetação ao professor alfabetizador, por um período de cinco horas semanais,
para as unidades escolares não vulneráveis; ou período de dez horas semanais,
para as unidades escolares vulneráveis, considerando os critérios estabelecidos
na Portaria MEC nº 4/2018.
O Mais Alfabetização prevê a
transferência de recursos financeiros para cobertura de despesas de custeio,
nos moldes operacionais e regulamentares do Programa Dinheiro Direto na Escola
(PDDE), que serão liberados em favor das Unidades Executoras indicadas pelas
secretarias municipais, estaduais e distrital de educação, dentre aquelas que possuam
ao menos uma turma com no mínimo dez matrículas no 1º e/ ou 2º anos do ensino
fundamental e tenham sido validadas pela Secretaria de Educação Básica, do
Ministério da Educação.
A palestrante sugeriu que a Secretaria Municipal de Educação e as escolas adequem o Calendário Letivo às reuniões e encontro pedagógicos para que os professores não fiquem sobrecarregados, entretanto, ela advertiu que a partir de agora os servidores da educação não serão mais convidados para as formações, mas convocados. Aqueles que faltarem injustificadamente aos eventos responderão administrativamente, pois isso é o que ficou acordado com o Ministério Público Estadual.
|
Professores e demais profissionais da educação participando do evento - Foto: Cláudia Sarraff |
A 1ª Jornada Pedagógica foi encerrada
com a palestra “Competências socioemocionais: formando educadores para o século
21”, ministrada por Ruimarisa Martins. “A intenção é que cada professor, antes
de retornar para sala de aula, possa refletir sobre suas próprias atitudes e
práticas, para poder ajudar seus alunos a desenvolverem suas competências
socioemocionais”.
Ruimarisa agradeceu e parabenizou
a Prefeitura e a equipe da Secretaria Municipal de Educação por ter garantido
todo o suporte necessário para a realização do evento. “Não nos faltou nada e
todas as nossas expectativas foram superadas”, concluiu.
(Ivan Lopes, da Redação do Tribuna do Vale)
Agradecimentos à Gerência de Divulgação Institucional da SEMED