terça-feira, 28 de novembro de 2017

MAIS DA METADE DOS BRASILEIROS JOVENS ESTÁ INFECTADA COM HPV

Macapá é a 4ª capital em todo o país com o maior índice de jovens com o vírus causador do Câncer do Colo do Útero. Salvador, lidera o ranking. 

Mais da metade da população brasileira jovem, de 16 a 25 anos, está infectada com o HPV, vírus causador do câncer de colo de útero e de outros tipos de tumor. A estimativa é de um estudo epidemiológico feito pelo Ministério da Saúde em parceria com o Hospital Moinhos de Vento, de Porto Alegre. Os números foram divulgados nesta segunda-feira, 27.

Para chegar a essa conclusão, os pesquisadores entrevistaram 7.586 pessoas, das quais 2.669 foram submetidas ao teste de HPV. A partir dos exames, a prevalência estimada do vírus foi de 54,6 % da população dessa faixa etária. Deste grupo, 38,4 % apresentam tipos de HPV de alto risco para o desenvolvimento de câncer.

De acordo com o ministério, é a primeira vez que um estudo estima a prevalência do vírus na população brasileira. O dado é importante, afirma a pasta, para medir o impacto da imunização daqui a alguns anos.

A vacina contra a doença está disponível para meninas de 9 a 14 anos. Neste ano, o imunizante também ficou disponível para meninos de 11 a 14 anos.

Embora o imunizante seja gratuito e esteja disponível em todos os postos de saúde do País, o governo federal tem tido dificuldades de alcançar a cobertura vacinal ideal. Nos últimos anos, a taxa de adesão tem ficado em 50%.

Cidades
Ainda segundo a pesquisa, a capital com a maior taxa de prevalência de HPV é Salvador, com 71,9% da população infectada. Em seguida, aparecem Palmas (61,8%), Cuiabá (61,5%) e Macapá (61,3%).
Na outra ponta da lista, com a menor prevalência, está Recife, com índice de 41,2%. A cidade de São Paulo tem taxa de 52%, próxima do índice nacional. Já os municípios de Brasília, Campo Grande e Belo Horizonte não informaram dados suficientes para que a estimativa fosse fechada.

O estudo mostrou ainda que 16,1% dos jovens têm alguma doença sexualmente transmissível (DST) prévia ou resultado positivo para HIV ou sífilis. A pesquisa sobre a prevalência do vírus, batizada de POP-Brasil, foi realizada em 119 Unidades Básicas de Saúde (UBSs) e um Centro de Testagem e Aconselhamento nas 26 capitais brasileiras e no Distrito Federal, com a participação de mais de 250 profissionais de saúde.

Segundo o ministério, o estudo identificou os fatores demográficos, socioeconômicos, comportamentais e regionais associados à ocorrência do HPV em mulheres e homens entre 16 e 25 anos de idade. 


CEA FARÁ REAJUSTE DA CONTA DE LUZ EM 37% A PARTIR DO PRÓXIMO 30/11

       
        Para os clientes da Companhia de Eletricidade do Amapá – CEA, um presente de natal: um aumento de 37% na conta de luz a partir desta quinta-feira, 30/11. O reajuste considerável foi aprovado pela Agência Nacional de Energia Elétrica (Aneel) através do processo de revisão das tarifas. A estatal atende 202 mil unidades consumidoras localizadas no estado.
         Existia uma previsão para que o reajuste fosse de 46%. A revisão tarifária periódica costuma ocorrer em intervalo médio de quatro anos. Segundo nota da Aneel, o reajuste reposiciona as tarifas cobradas dos consumidores após “analisar os custos eficientes e os investimentos prudentes para a prestação dos serviços de distribuição de energia elétrica”.
A CEA está entre uma série de distribuidoras estatais cuja privatização deve ser incentivada pelo governo federal, uma lista que inclui também as empresas da Eletrobras.


sexta-feira, 24 de novembro de 2017

SUSPEITO DE MATAR A JOVEM LARANJALENSE GILMARA ARAÚJO É PRESO EM MATO GROSSO

Gilmara Araújo, a vítima 

Principal suspeito


Foi preso em Mato Grosso o suspeito de ter assassinado Gilmara da Silva Araújo, de 24 anos, em outubro, em Laranjal do Jari, a 295 quilômetros de Macapá, informou a Delegacia da Mulher do município. O corpo da jovem foi encontrado em um apartamento em estado de decomposição, nua e com muito sangue no local.

O homem, de 37 anos, não foi mais encontrado após o homicídio. Ele é de Mato Grosso e também é considerado suspeito de ter matado a tiros a ex-companheira Tatiane Oliveira Silva, na frente dos filhos, de 13 e 15 anos, em maio, no município de Terra Nova do Norte, a 648 quilômetros de Cuiabá.

Ele foi preso na cidade de Lucas do Rio Verde, a 360 quilômetros da capital. Ele já tinha mandado de prisão preventiva expedido pelo judiciário de Mato Grosso e, com o caso, a delegada Carmem Cristina Amorim conseguiu um novo mandado pela comarca de Laranjal de Jari.

A delegacia da mulher aguarda informações sobre o depoimento dado por ele durante audiência. A polícia não informou o que teria motivado o crime.
O cadáver de Gilmara foi encontrado no dia 10 de outubro, depois que o proprietário do imóvel desconfiou do forte odor que exalava da moradia. A morte, segundo a titular da delegacia, aconteceu dois dias antes, e a causa apontada pelo laudo pericial foi traumatismo craniano causado por objeto pontiagudo, que deixou um golpe na cabeça da vítima.

Após ouvir testemunhas, a delegada informou que a vítima tinha um relacionamento com o suspeito e eles começaram a morar juntos em julho. Ele havia chegado na cidade em maio, dizendo que estava a procura de emprego. A polícia apurou que ele vendeu uma arma de fogo no município e tinha envolvimento com drogas no estado.

Fonte: G1 Amapá. 

terça-feira, 21 de novembro de 2017

PONTE DO TOMÉ SERÁ INTERDITADA DIARIAMENTE PELO PERÍODO DE 4 HORAS ATÉ O PRÓXIMO SÁBADO

Ponte do Tomé - Foto: PRF

Cabeceira da Ponte do Tomé - Foto: PRF

A Polícia Rodoviária Fedral – PRF emitiu nota no dia hoje informando que a ponte sobre o rio Matapi, conhecida como ponte do Tomé, localizada no Km 230 da BR-156, será interditada para os devidos reparos.  A notícia é importantíssima para a população do Sul do Amapá, especialmente para as pessoas que trafegam no sentido Macapá/Laranjal do Jari e Laranjal do Jari/Macapá.

A ponte será fechada para serviços diariamente nos turnos da manhã (das 09 às 11h) e da tarde (das 14 às 16h). A previsão é que os serviços sejam concluídos até o próximo sábado, 25/11, data em que a mesma será liberada totalmente.

Visando facilitar a vida dos transeuntes e evitar contratempos em suas viagens, a PRF sugere aos usuários da rodovia BR156 a alternativa de trafegar pelo município de Mazagão através do Ramal do Camaipi, ou se programar para passar sobre a mesma fora dos horários previstos para fechamento da ponte.

(Ivan Lopes, da Redação do Tribuna do Vale).