Desde o início desta manhã de domingo, 31/01, o trecho da BR 156 que liga Macapá à Laranjal do Jari está bloqueado no perímetro da Comunidade de Água Branca do Cajari. A Polícia Rodoviária Federal se encontra no local, inclusive atendendo ofício dos organizadores do movimento. Os líderes do manifesto aguardam a presença de um representante do DNIT (Departamento Nacional de Infraestrutura de Transportes) para buscar um entendimento.
De acordo
com os manifestantes, nenhum veículo passa pelo bloqueio com exceção apenas de
ambulâncias. Os caminhoneiros e profissionais do volante reivindicam melhorias
para a estrada e as pontes, pois elas colocam suas vidas em iminente risco.
Os manifestantes alegam que estão cansados dos prejuízos, demora
e todos os sofrimentos impostos pelas péssimas condições da estrada federal que
liga o Sul do Amapá a capital. O objetivo é chamar a atenção das autoridades
para a dura realidade enfrentada por todos aqueles que são obrigados a fazerem
o percurso.
Apesar de a manifestação ser liderada pelos caminhoneiros, é
certa que ela receberá o apoio dos que precisam trafegar pela rodovia, pois
todos sofrem as condições precárias da BR 156. A vida dos moradores do Sul do
Amapá e Oeste do Pará é afetada diretamente pelas condições da única estrada
que liga a capital amapaense, sejam os veículos de transporte de passageiros,
cargas, segurança pública, ambulâncias e correios.
A BR-156 possui 812 quilômetros, segundo a Secretaria de
Transportes. No trecho Norte, de Macapá a Oiapoque, são 569 quilômetros; no Sul
são mais 243 quilômetros entre a capital e Laranjal do Jari. “Estamos cansados
desse sofrimento, pois nesse período de chuvas gastamos doze horas ou mais para
percorrer um trecho de 260 km”, declarou um dos membros do movimento.
De acordo com o Dnit, estão em andamento os projetos de
pavimentação contratados, com previsão de conclusão em 2021. Esse segmento está
divido em quatro lotes de obras e todos já possuem contrato em andamento para
elaboração de estudos e projetos básico e executivo, visando a execução das
obras de implantação e pavimentação da rodovia, incluindo adequação de
capacidade e melhoramentos da Travessia Urbana de Laranjal do Jari.
Considerada a rodovia federal mais antiga em construção no
país, a BR 156 já teria consumido quase 80 anos desde que o marechal Cândido
Rondon a projetou, como fator de integração da Amazônia Setentrional. Ao todo,
são 812 quilômetros entre Laranjal do Jari, na divisa do Amapá com o Pará, e
Oiapoque, na fronteira do Brasil com a Guiana Francesa, dos quais 500
quilômetros já estão asfaltados. No trecho Sul não há um só quilômetro
asfaltado.
Da redação do Tribuna do Vale.
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