quinta-feira, 29 de outubro de 2015

DEPOIS DE 40 DIAS DE PARALISAÇÃO, ESCOLA NAZARÉ RODRIGUES REINICIARÁ AULAS NO PRÉDIO DO COLÉGIO ATITUDE NA PRÓXIMA TERÇA, 03/11



Prédio do Colégio Atitude, local para onde os alunos da Nazaré Rodrigues serão remanejados.

Na próxima terça-feira os quase 1.200 alunos matriculados na Escola Estadual Professora Maria de Nazaré Rodrigues da Silva retornarão às suas atividades letivas depois de um período de mais de 40 dias de paralisação. Depois da folga forçada, eles terão que cumprir uma carga horária com 6 aulas diárias de segunda a sábado até o dia 23 de janeiro de 2016, data em que se encerra o novo calendário letivo para os alunos que forem aprovados sem a necessidade da recuperação. As aulas e as demais atividades administrativas da instituição serão realizadas temporariamente no prédio do Colégio Atitude, que fica localizado na Rua Emílio Médici, no bairro Agreste. 

Desde o dia 22 de setembro, as aulas na Escola Nazaré Rodrigues foram suspensas em razão de o prédio não oferecer condições mínimas de segurança e higiene. A decisão da paralisação foi tomada pelo Conselho Escolar em Assembleia Geral realizada na Câmara Municipal na noite do dia 23/09, um dia após o Corpo de Bombeiros ter condenado parte da estrutura da instituição cuja rede elétrica entrou em curto-circuito. Ao menos quatro salas foram prejudicadas. 

Hoje pela manhã a diretora Escolar Olendina Conceição e o Professor Alciélio Nascimento participaram do programa Laranjal Notícias para informar à sociedade sobre as decisões tomadas e fazer a convocação dos estudantes e servidores do estabelecimento para o reinício das atividades letivas. “Passamos mais de 30 dias sofrendo a angústia de estarmos parados e saber do prejuízo do calendário letivo que será estendido até o dia 23 de janeiro de 2016”, lamentou a diretora. Ela também agradeceu aos pais de alunos, estudantes, professores, ao Ministério Público e a todos que se manifestaram e lutaram para que a Secretaria de Estado da Educação (SEED) e o Governo do Estado do Amapá apresentassem uma solução para o imbróglio. 

Depois de várias reuniões, manifestações públicas, ações civis e reivindicações através dos meios de comunicação locais, a SEED autorizou o aluguel do prédio do Colégio Atitude (que é de propriedade privada) e o custeio dos serviços de transferência das centrais de ar e mobílias para o novo local, onde também funcionou temporariamente a Escola Municipal Tereza Teles no 1º semestre deste ano. A Professora Olendina também agradeceu à direção da Escola Santo Antônio do Jari por ter cedido o prédio durante o período noturno para que os alunos do Ensino Médio EJA não tivesse prejuízos maiores. 

Os alunos da 8ª série da Escola Nazaré Rodrigues também contarão com a compreensão do IFAP (Instituto Federal do Amapá), o qual garantirá um prazo maior para que eles façam a entrega dos documentos escolares necessários para a transferência para o Ensino Médio naquela instituição.  

Um comentário:

  1. Obrigado Ivan! Mas só retificando que eu não sou e nunca fui Diretor Adjunto. Sou Professor da referida escola e pai de aluno.

    ResponderExcluir