domingo, 31 de janeiro de 2021

NINGUÉM PASSA: MANIFESTANTES BLOQUEIAM ESTRADA QUE LIGA MACAPÁ À LARANJAL DO JARI

 



 

Desde o início desta manhã de domingo, 31/01, o trecho da BR 156 que liga Macapá à Laranjal do Jari está bloqueado no perímetro da Comunidade de Água Branca do Cajari. A Polícia Rodoviária Federal se encontra no local, inclusive atendendo ofício dos organizadores do movimento. Os líderes do manifesto aguardam a presença de um representante do DNIT (Departamento Nacional de Infraestrutura de Transportes) para buscar um entendimento. 

De acordo com os manifestantes, nenhum veículo passa pelo bloqueio com exceção apenas de ambulâncias. Os caminhoneiros e profissionais do volante reivindicam melhorias para a estrada e as pontes, pois elas colocam suas vidas em iminente risco.

Os manifestantes alegam que estão cansados dos prejuízos, demora e todos os sofrimentos impostos pelas péssimas condições da estrada federal que liga o Sul do Amapá a capital. O objetivo é chamar a atenção das autoridades para a dura realidade enfrentada por todos aqueles que são obrigados a fazerem o percurso.

Apesar de a manifestação ser liderada pelos caminhoneiros, é certa que ela receberá o apoio dos que precisam trafegar pela rodovia, pois todos sofrem as condições precárias da BR 156. A vida dos moradores do Sul do Amapá e Oeste do Pará é afetada diretamente pelas condições da única estrada que liga a capital amapaense, sejam os veículos de transporte de passageiros, cargas, segurança pública, ambulâncias e correios.  

A BR-156 possui 812 quilômetros, segundo a Secretaria de Transportes. No trecho Norte, de Macapá a Oiapoque, são 569 quilômetros; no Sul são mais 243 quilômetros entre a capital e Laranjal do Jari. “Estamos cansados desse sofrimento, pois nesse período de chuvas gastamos doze horas ou mais para percorrer um trecho de 260 km”, declarou um dos membros do movimento.

De acordo com o Dnit, estão em andamento os projetos de pavimentação contratados, com previsão de conclusão em 2021. Esse segmento está divido em quatro lotes de obras e todos já possuem contrato em andamento para elaboração de estudos e projetos básico e executivo, visando a execução das obras de implantação e pavimentação da rodovia, incluindo adequação de capacidade e melhoramentos da Travessia Urbana de Laranjal do Jari.

Considerada a rodovia federal mais antiga em construção no país, a BR 156 já teria consumido quase 80 anos desde que o marechal Cândido Rondon a projetou, como fator de integração da Amazônia Setentrional. Ao todo, são 812 quilômetros entre Laranjal do Jari, na divisa do Amapá com o Pará, e Oiapoque, na fronteira do Brasil com a Guiana Francesa, dos quais 500 quilômetros já estão asfaltados. No trecho Sul não há um só quilômetro asfaltado.

 

Da redação do Tribuna do Vale.

  

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