segunda-feira, 31 de agosto de 2020

CEA DEIXA MORADORES DO MIRILÂNDIA, EM LARANJAL DO JARI, SEM ENERGIA POR MAIS DE 30 HORAS

 


Foi preciso a intervenção do Ministério Público para que os consumidores tivessem direito à informação e ao restabelecimento mais rápido do serviço.

 

TRIBUNA DO VALE - Além de deixar os consumidores sem energia, a Companhia de Eletricidade do Amapá também cerceou o direito dos moradores do Bairro Mirilândia, em Laranjal do Jari, terem informações sobre a previsão do restabelecimento do fornecimento de energia elétrica. Esse direito foi assegurado somente após denúncia do Tribuna do Vale ao plantão do Ministério Público do município.

 

Um comerciante do bairro expôs sua angústia à nossa reportagem: “Quando ligávamos para o 116 (call Center da CEA), eles diziam que já existia uma equipe no local fazendo os reparos, mas isso nunca aconteceu”, até porque nós estávamos ao lado do poste naquele exato momento”, relatou. Ele também relatou os investimentos emergenciais que teve que fazer para não ter que sofrer mais prejuízos em conseqüência do apagão elétrico.

 

O problema em um transformador que fica próximo do cemitério, na Rua Emílio Médici, provocou uma apagão em parte do bairro Mirilândia, na Zona Oeste da cidade, incluindo as Ruas Emílio Médici, Dias Gomes, Ayrton Sena e adjacências. O blecaute ocorreu por volta das 19h desta sexta-feira, 28/08 e só teve o problema resolvido por volta das 2h da madrugada do domingo.

 

De acordo com uma moradora do bairro, o problema naquele transformador tem sido freqüente e ela própria já formalizou vários ofícios solicitando a substituição do equipamento. Segundo relato dos moradores vizinhos, foi percebido um vazamento no transformador, o qual foi informado para a CEA. Comerciantes e moradores que tem crianças, idosos e enfermos em casa também foram os que mais reclamaram os transtornos. “Apesar de ser jovem e estar com saúde, eu busquei abrigo na casa de um vizinho que não sofreu o blecaute, pois não estava suportando o calor e as picadas de carapanãs”, relatou o jovem Fabrício.

 

Os apagões ocorridos na rede da CEA em Laranjal do Jari tem sido frequentes nestas últimas semanas. Mesmo não tenha uma solução imediata, os consumidores devem entrar em contato com a CEA através do 116 (telefone gratuito), anotar o protocolo e depois fazer a denúncia na Aneel através do número 167. Além disso, os moradores podem acionar o plantão do Ministério Público para formalizar a reclamação. 

 

Essas medidas são essenciais para que as autoridades adotem sanções contra a CEA. Em Pedra Branca do Amapari, por exemplo, o MP requereu a cobrança da multa imposta à companhia, cerca de R$ 289 mil, à  CEA pelos constantes apagões e prejuízos causados à população daquele município.


Ivan Lopes, da reportagem do Tribuna do Vale. 

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