domingo, 27 de maio de 2018

CNH DIGITAL COMEÇA SER EMITIDA NO AMAPÁ

Detalhe importante: após ter o aplicativo, a CNH digital não necessita que o aparelho de celular esteja conectado à internet. 


Departamento Estadual de Trânsito (Detran) anunciou nesta sexta-feira (25) que a Carteira Nacional de Habilitação (CNH) Digital já está disponível para os condutores do Amapá, de forma não obrigatória. O modelo não anula o uso do documento físico, que continua sendo emitido, mas é uma opção para quem esquecer a carteira, por exemplo.

A adesão à CNH Digital é gratuita, e já pode ser feito por quem renovou ou retirou o documento a partir de maio de 2017, que já possui o QR-Code. Caso não tenha feito, é necessário fazer a atualização, através da emissão da 2ª via, cuja taxa atual é de R$ 100.

 “É um processo muito simples. A pessoa entra no site do Denatran, faz um pré-cadastro, informando seus dados, depois se desloca até o departamento e aqui os dados são verificados se estão corretos. Sendo ratificados os dados, a pessoa baixa o aplicativo da CNH Digital, e pode, de casa, acessar o site e o aplicativo para baixar a carteira”, detalhou o diretor do Detran, Inácio Maciel.

Atualmente, se o motorista for flagrado dirigindo sem a CNH, ele é multado com infração gravíssima, precisa pagar R$ 880, e ainda adquire 7 pontos na habilitação. Para o empresário Nelson Silva, isso é um prejuízo.
“Sempre ando com ela [a CNH] na carteira, porque é um documento que a gente não pode esquecer. A documentação tem que andar com a gente, porque você não sabe a hora que pode ser abordado. E com a situação que está, você ainda pegar uma multa não está fácil”, lembrou.

A ideia é facilitar o uso e identificação do condutor, com um serviço gratuito.
“Se a pessoa esquecer a carteira e for pega no trânsito, pode ser penalizada. Existe essa possibilidade da pessoa esquecer o documento, mas celular dificilmente esquece, então agora consegue ter no aparelho o documento”, reforçou Maciel.

Nova CNH com QR-Code.

O acesso ao documento acontece com uma senha de quatro dígitos. Caso o condutor esqueça o próprio celular, ele pode usar outro aparelho, desde que tenha o aplicativo baixado. A CNH Digital é acessível offline, sem necessidade de conexão wi-fi ou dados móveis habilitados.

A obrigatoriedade inicial da emissão dos documentos estava prevista para 1º de fevereiro, porém, foi adiada para que todos os Detrans disponibilizassem o serviço até 1º de julho. Ambos os modelos possuem o mesmo valor jurídico.

Fonte: GEA e G1 Amapá. 

Nenhum comentário:

Postar um comentário