segunda-feira, 30 de maio de 2022

LARANJAL DO JARI: IFAP ABRE 160 VAGAS EM CURSOS TÉCNICOS SUBSEQUENTES

 


Campus Laranjal do Jari do Instituto Federal do Amapá (Ifap) oferta 160 vagas no processo seletivo subsequente 2022.2. As oportunidades estão distribuídas em 4 cursos:  Técnico de Serviços Públicos, Técnico em Florestas, Técnico em Informática e Técnico em Logística. 50% das vagas serão reservadas a estudantes de escola pública. Confira mais detalhes no quadro abaixo.


Os cursos são na modalidade presencial e semipresencial e têm como público alvo os candidatos que tenham concluído o ensino médio. Os interessados deverão fazer sua inscrição, de forma gratuita e  on-line, no período de 30/5 a 20/6. Faça aqui sua inscrição.

A seleção dos candidatos será realizada por meio do desempenho do aluno (notas/conceitos) nas disciplinas de Língua Portuguesa e Matemática, devendo o estudante inserir no ato da inscrição as notas do 1º, 2º e 3º ano ou notas de acordo com a modalidade cursada, 1º e 2º etapa via Eja, ou 1º, 2º e 3º semestre via proeja, ou nota única via provão, ou nota única via Enem, ou nota única via Encceja, conforme detalhado em edital. Confira aqui o edital completo.

Em caso de eventuais dúvidas ou necessidade de esclarecimentos, o candidato e seu responsável legalmente investido poderão entrar em contato com a Comissão do PS Subsequente 2022.2 pelo e-mail ps. subsequente @ifap.edu.br.

Conheça os cursos ofertados no Campus

 

 TÉCNICO EM LOGÍSTICA

Perfil Profissional: Ao concluir a formação no Curso Técnico de Nível Médio em Logística, na forma subsequente, o egresso deverá ser capaz de: Inserir-se no mercado de trabalho com competência técnica e científica em sua área de atuação; Ter domínio sobre os fundamentos científico-tecnológicos dos processos produtivos, relacionando teoria e prática nas diversas áreas da logística; Utilizar sistemas e processos para planejamento, programação e controle: da produção de bens e serviços, de transportes, de estoques, de armazenagem e de custos logísticos;

Possibilidades de atuação: O profissional formado no Curso Técnico Subsequente em Logística poderá atuar em instituições públicas, privadas e do terceiro setor, com foco nas organizações em que a atividade principal sofra grande impacto do transporte, armazenagem e distribuição.

 

TÉCNICO EM FLORESTAS

Perfil Profissional: Planeja, organiza, dirige e controla atividades técnico-científicas de preservação, implantação, conservação e utilização com manejo sustentável de florestas e produtos de origem florestal. Supervisiona a execução de atividades florestais, desde a construção de viveiros florestais e infraestrutura, produção de mudas, colheita florestal com extração e beneficiamento da madeira até o manejo de florestas nativas e comerciais. Executa o processo de produção, manejo sustentável e industrialização dos recursos de origem florestal. Orienta prática florestal de menor impacto ambiental. Inventaria florestas. Realiza a coleta, identificação e conservação de sementes florestais. Seleciona e aplica métodos de manejo integrado de pragas, doenças e plantas espontâneas. Administra unidades de conservação e de produção florestal. Desenvolve projetos de preservação e conservação ambiental e florestal.

Fiscaliza e monitora fauna e flora silvestres. Elabora documentos técnicos pertinentes à área. Utiliza máquinas e implementos específicos para a atividade florestal.

Possibilidades de atuação: Indústrias de papel e celulose. Instituições de pesquisa, assistência técnica e extensão rural. Parques e reservas naturais. Indústrias de silvicultura e exploração florestal. Propriedades rurais.

 

TÉCNICO EM INFORMÁTICA

Perfil Profissional: Instala sistemas operacionais, aplicativos e periféricos para desktop e servidores. Desenvolve e documenta aplicações para desktop com acesso a web e a banco de dados. Realiza manutenção de computadores de uso geral. Instala e configura redes de computadores locais de pequeno porte.

Possibilidades de atuação: Prestação autônoma de serviço e manutenção de informática. Empresas de assistência técnica. Centros públicos de acesso à internet.

 

TÉCNICO EM SERVIÇOS PÚBLICOS

Perfil Profissional: Realiza atendimento ao público. Realiza apoio administrativo e de gestão de pessoas. Controla procedimentos organizacionais. Organiza materiais. Executa as operações decorrentes de programas e projetos de políticas públicas.

Possibilidades de atuação: Instituições públicas federais, estaduais e municipais.

 

Por Tiago Ferreira, jornalista do Campus Laranjal do Jari

Instituto Federal do Amapá (Ifap)
E-mail: comunicacao@ifap.edu.br - Twitter: @ifap_oficial -  Facebook:/institutofederaldoamapa

Instagram: @ifapoficial




 

 

 

 

 

Nenhum comentário:

Postar um comentário