domingo, 28 de março de 2021

LOCDOWN: DEPOIS DA CORRERIA PARA OS SUPERMERCADOS, LARANJAL DO JARI TEM FIM DE SEMANA COM REDUZIDO FLUXO DE PESSOAS NAS RUAS

 

Av. Tancredo Neves, no bairro Agreste, Laranjal do Jari


Centro comercial de Laranjal do Jari| foto: Tribuna do Vale

O anúncio do fechamento dos supermercados neste sábado e domingo provocou uma grande correria das pessoas para os maiores estabelecimentos desse segmento em Laranjal do Jari, especialmente na sexta-feira, 26. O fato era totalmente previsível, pois a lógica era que as pessoas tentassem estocar os mantimentos necessários para os dias em que não seria possível fazer a aquisição.

A maioria dos moradores de Laranjal do Jari se posicionou nas redes sociais contra as restrições adotadas pelo governador do Amapá, Waldez Góes, especialmente porque os supermercados e panificadoras foram fechados no sábado e domingo, enquanto que outros estabelecimentos como lotéricas e igrejas continuaram funcionando presencialmente.

Laranjal do Jari também teve manifestação dos empresários e funcionários de lojas que foram fechadas por determinação dos últimos decretos do governador do Estado e do prefeito Municipal. Os empreendedores, especialmente dos segmentos de calçados e confecções, reclamam que não conseguem fazer vendas no sistema delivery e que os 14 dias (somando-se os dois decretos) de inatividade os obrigarão a demitir os empregados.

Oficialmente, Laranjal do Jari terminou a semana com mais 5 óbitos causados pela covid-19, passando de 71 para 76. Os respiradores artificiais estão 100% ocupados e os leitos do Hospital Estadual e UPA no limite de suas capacidades.

Usina de oxigênio instalada na UPA de Laranjal do Jari| Foto: UPA


Hoje, 28/03, o município laranjalense recebeu mais 580 doses de vacinas contra covid-19. Também foi inaugurada a usina de oxigênio no Centro COVID-19 que vai garantir o abastecimento do gás para todas as unidades hospitalares da região do Vale do Jari. O equipamento com capacidade para gerar 40 metros cúbicos de oxigênio por hora (modelo BRG 251) foi doado pelo Ministério da Saúde atendendo a um pedido do governador amapaense e do Senador Davi Alcolumbre. 

 Prefeitos Lúcia do Líder (Almeirim), Márcio Serrão (L. do Jari) e Ary Duarte (Almeirim-PA) Fotos: Ascom/PMLJ. 


Neste sábado, 27, o prefeito de Laranjal do Jari, Márcio Serrão, reuniu-se com Lúcia do Líder e Ary Duarte, respectivamente gestores de Almeirim (PA) e Vitória do Jari (AP) para discutir e buscar parcerias nas ações referentes ao combate à proliferação da Covid-19 na região do Vale do Jari.


Ivan Lopes, da Redação do Tribuna do Vale. 





Nenhum comentário:

Postar um comentário