Logo mais ao meio-dia desta quinta-feira, 20/01, a Secretaria Municipal de Saúde de Laranjal do Jari divulgará novo boletim epidemiológico da Covid-19, mas conforme o Tribuna do Vale apurou, os casos de novos infectados tiveram significativo crescimento nos últimos dias. No início de dezembro de 2021 Laranjal contabilizava 8.401 casos de infectados e este número permaneceu até os primeiros dias de janeiro.
Tanto a Covid-19 quanto as demais síndromes gripais, são doenças sazonais, ou seja, que atuam mais fortemente em determinados períodos do ano.
Se comparados com os últimos quatro meses do ano passado, os dados são preocupantes. Por outro lado, não há nenhum caso grave e de internação hospitalar, e esta é a razão, segundo o Secretário Municipal de Saúde, Marcel Jandson Menezes, para que o município tenha deixado de publicar os boletins diários nos últimos meses. A ausência de casos graves revelam a eficácia das vacinas.
Um número ainda mais preocupante é de pessoas não vacinadas no município laranjense. Aproximadamente 5 mil pessoas ainda não procuraram as unidades de vacinação para tomar uma das doses do imunizante contra a Covid-19.
O crescimento de novos casos em Laranjal do Jari é um reflexo do que ocorre no Amapá. Ontem, 19/01, o Estado contabilizou uma nova morte e confirmou mais 708 casos conhecidos de contaminados pelo novo coronavírus, nas últimas 24 horas. Até o momento, esse foi o maior registro no estado de casos conhecidos da doença em um único dia neste ano.
O Secretário de Saúde pede para que as lojas e o comércio em geral de Laranjal do Jari adote mais severamente as medidas de proteção contra a Covid-19 como o caso do uso da máscara e a higienização das mãos. Ele também adiantou que estuda, juntamente com o comitê, adotar o passaporte vacinal (necessidade da apresentação da comprovação da vacinação) para que a pessoa possa adentrar aos estabelecimentos.
A exigência adotada pelo Ifap (comprovante de vacinação e testagem negativa), por exemplo, fez com que ocorresse uma procura pela realização dos testes de Covid-19 e a partir daí foi que se percebeu o novo crescimento de casos da doença. Laranjal do Jari tem diversos locais de vacinação e dispõe do imunizante para todas as pessoas acima de 12 anos e a dosagem infantil para crianças de 10 e 11 anos, bem como para crianças com comorbidades de 5 a 9 anos.
Ivan Lopes, da Redação do Jornal e Radio Tribuna do Vale.
Nenhum comentário:
Postar um comentário