sexta-feira, 17 de abril de 2020

59% DA POPULAÇÃO DE LARANJAL DO JARI É FAVORÁVEL A REABERTURA DO COMÉRCIO CONSIDERADO NÃO ESSENCIAL PELO GEA



O Tribuna do Vale informa que a pesquisa não ter valor científico, além de não tem nenhuma interferência e nem interesse em influenciar nos resultados, mas apenas verificar a opinião popular perante os internautas. 

De acordo com enquete realizada pelo Tribuna do Vale, 59% da população de Laranjal do Jari é a favor da reabertura do comércio local, desde que seguidas todas as normas sanitárias e de prevenção ao Coronavírus. 41% dos participantes são totalmente contra a reabertura das lojas que não se encaixam como essenciais pelo decreto estadual e que foi corroborado na esfera municipal.

827 pessoas com acesso a internet participaram da enquete, o que representa um número bastante significativo diante de uma população de 50 mil habitantes. Em Macapá, com mais de 500 mil habitantes, por exemplo, a prefeitura fez uma pesquisa com 708 pessoas. A pesquisa foi iniciada antes da confirmação dos dois primeiros casos de covid-19 no município.

Até as 11 horas de ontem, 16, o boletim epidemiológico divulgado pela prefeitura de Laranjal atestava 2 pacientes confirmados com Covid-19, 15 suspeitos e 11 descartados.

Na capital do Estado amapaense, onde o número de infectados é infinitamente superior, 81% dos entrevistados são totalmente a favor das medidas restritivas de combate ao covid-19.

Uma das participantes que se posicionou contra a reabertura argumentou: “Sou a favor é da vida, o que interessa aos comerciantes ganharem o dinheiro e colocarem suas vidas e a da população em risco? Melhor prevenir que remediar sem poder porque estrutura médica e hospitalar não temos”.

Em favor da reabertura, uma internauta enfatizou: “Sim. Seguindo as mesmas orientações dadas aos supermercados e farmácias. Na pior das opções, nos moldes da Portaria 002/2020, do Comitê de Gestão Estratégica, do gabinete do Vice-Governador”.

Em entrevista ao programa Laranjal Notícias, o Secretário Municipal de Saúde, Ted Menezes, afirmou que a perspectiva é que o número de pessoas com covid-19 aumente nos próximos dias, uma vez que o vírus já está circulando na cidade e que os casos suspeitos em análise tem uma relação com os dois casos já confirmados. Ted também lamentou a exoneração do Ministro Mandetta e reafirmou o pedido para que as pessoas fiquem em casa durante este período.

O Tribuna do Vale já havia realizado uma enquete para verificar a opinião da população de Laranjal do Jari sobre o fechamento das vias de acesso à cidade, na qual 82% dos que participaram da pesquisa queriam o fechamento e 18% eram contrários à medida. O blog informa que a pesquisa não ter valor científico, além de não tem nenhuma interferência e nem interesse em influenciar nos resultados, mas apenas verificar a opinião popular.

A suspensão do transporte de passageiros, bem como as restrições impostas ao comércio local são medidas que dividem opiniões, não somente dos laranjalenses, mas de toda a população brasileira.

Ivan Lopes, da Redação do Tribuna do Vale. 

Nenhum comentário:

Postar um comentário