Um dos assuntos mais repercutidos pela população de
Laranjal do Jari nos últimos anos tem sido a grande quantidade de cães e gatos
abandonados em vias públicas. Com a enchente, muitos populares divulgam vídeos
desses animais nas redes sociais e tem causado grande comoção. No programa
Notícias do Vale do último dia 18/05, o Secretário Municipal de Saúde, Marcel
Jandson Menezes trouxe importantes informações sobre o tema.
A presidente da Associação Anjos de Quatro Patas, Márcia Melo, informou ao TV que os pets atingidos pela enchente deverão ser transferidos para um lar provisório. A remoção seria iniciada ainda nesta quinta-feira, 26.
Ongs como a Associação Anjos de Quatro Patas e Amor de Bicho têm prestado relevante apoio aos cães e gatos de rua da cidade. Há também pessoas adotando e cuidados dos animais de forma isolada, entretanto, é numerosa a quantidade dos animais nas ruas.
Há empresários também que dão sua contribuição. Uma postagem dos Supermercados Zanotto mostra os cães descansando após terem sido alimentados pela unidade Zanotto do Centro Comercial. Numa segunda postagem, o responsável pela página demonstra preocupação com o aumento das águas e afirma que os animaizinhos estão sentindo frio, pois a água já alcançou a calçada do prédio.
Teddy Menezes, como é conhecido, revelou que o município está viabilizando um terreno no Assentamento Maria de Nazaré Mineiro para a construção de um canil e que o prefeito Márcio Serrão disponibilizará R$ 500 mil para a construção dele. De forma paralela, já está sendo construída uma unidade provisória pela Secretaria de Obras para receber os animais de rua nos próximos dias.
A deputada estadual Alliny Serrão também garantiu emenda parlamentar para a aquisição de dois castramóveis e que entrará em processo de licitação para a compra dos equipamentos.
Neste ínterim, o Teddy Menezes informou que será firmado um convênio para realizar a castração de aproximadamente vinte animais por mês. “Em todos esses processos iremos contar com o apoio das associações que cuidam destes animais, pois eles precisam passar pelos cuidados para que se recuperem das cirurgias. Depois disso teremos uma reunião com as associações, pois precisamos traçar metas para a formação de um novo órgão que tenha a parceria público-privada. Também há a necessidade de uma política de adoção destes animais”, disse.
O município arcará com alimentação, espaço e profissional para cuidar dos Pets. “É uma situação nova, pois sempre cuidamos da saúde das pessoas e agora vamos enfrentar uma nova realidade da qual não temos mais como fugir, embora não existam recursos específicos para estes custeios”, explicou.
Ivan Lopes, da Redação do TV.
Fotos: Alristela Cruz e Pereira Zanotto
Nenhum comentário:
Postar um comentário