O casal de aventureiros Sales e Crys
do canal do Youtube Nois pelo mundo permaneceram durante uma semana visitando
locais de Laranjal do Jari, Monte Dourado e Vitória do Jari. Professores, eles
resolveram deixar tudo para trás e se transformaram num casal de viajantes
nômades que percorrem os mais longínquos rincões do Brasil através de uma Kombi,
batizada de Joaquina, desde 11 de dezembro de 2017. O canal conta com 197 mil
seguidores e mais de 38 milhões de visualizações.
Apressados pelo curto espaço de tempo, pois eles tinham data marcada para reencontrar com a filha recém-formada em direito, o casal iria deixar a cidade laranjalense sem visitar a Cachoeira de Santo Antônio, entretanto foi convencido de última hora pelo jornalista Ivan Lopes e por outros moradores a permanecer mais um dia e conhecer o principal cartão-postal de Laranjal do Jari.
Em três vídeos, o canal divulgou sem cortes a expedição que incluiu a visita às comunidades de Padaria, São José e Santo Antônio. Assim que o 1º vídeo foi ao ar, os seguidores de todos os lugares do Brasil, incluindo os próprios conterrâneos amapaenses, demonstraram surpresa com a exuberância das belezas naturais de Laranjal do Jari, especialmente com as cataratas de Santo Antônio, numa alusão ao conjunto de cachoeiras que estão localizadas entre a UHE de Santo Antônio do Jari e a comunidade vizinha.
Felizmente, não foram apenas as
paisagens naturais que causaram admiração dos internautas, mas o conhecimento
do Secretário Municipal de Cultura, que na ocasião atuou como guia turístico, e
a hospitalidade da população local também foram igualmente comentados de forma
altamente positiva.
“Parabéns ao Secretário de Cultura, se todo lugar tivesse um secretário como este o mundo seria melhor. O carinho dele com estas pessoas e crianças com certeza daqui uns tempos será prefeito e será um bom gestor”, previu uma seguidora.
“Parabéns Secretário, você não é somente um guerreiro, mas sim, um brasileiro que ama sua cidade, seu povo, sua cultura, demonstrou conhecimento, dedicação e envolvimento fazendo tudo isso chegar ate nós pelo canal “Nois pelo Mundo”, argumentou outro.
Uma seguidora também destacou: “Este secretário é muito eficiente. Um dia quem sabe, mas eu acho que será um futuro prefeito, pois ele tem capacidade por conhecer tudo, sabe como tudo funciona e conhecimento de vida. Muito eficiente, sabe mostrar e divulgar a sua terra! Eu estou com muita vontade de ir e conhecer este lugar!”, disse.
O casal também ficou impressionado pelo fato de no meio da floresta Amazônica ter encontrado uma taberna com sinal de wifi, câmera de segurança e que aceita Pix. “Ninguém vai sair daqui sem pagar a conta”, brincou Sales ao se deparar com o pequeno comércio, chamado na região de baiúca, localizado na Vila de São José (a única comunidade quilombola do município).
Diante da repercussão, o Sales e a Crys também resolveram se manifestar: “Viemos sem expectativa nenhuma, como é o nosso perfil, pois o nosso objetivo é ter a mesma impressão dos nossos seguidores. Sem o Tribuna do Vale e o Secretário de Cultura a gente teria ido embora sem conhecer a cachoeira de Santo Antônio. Laranjal do Jari é uma cidade organizada e tem um povo incrivelmente acolhedor. A região do Jari será alavancada pelo turismo. Saímos daí muito felizes e publica aí que inauguração da 156 será feita na Kombi Joaquina e que eu quero morar um dia na última casa do Rabo da Gata, em Monte Dourado, pois só depende da imobiliária baixar o preço para a gente fechar o contrato”, brincou Sales.
Procurado pelo Tribuna do Vale, Jairo Guerreiro enfatizou que atender bem os visitantes é a melhor forma de deixar uma boa impressão nas pessoas. “Tanto faz se é daqui quanto de fora, as pessoas gostam de ser bem recebidas. Ainda há uma precariedade de informações e precisamos criar um roteiro turístico, além da necessidade de envolver a sociedade, de formar guias turísticos e de fortalecer a culinária regional”, disse.
Mesmo com a pandemia, durante os dois últimos anos aproximadamente vinte grupos de pessoas vieram ao município especialmente para conhecer a Cachoeira de Santo Antônio, Iratapuru e o “Cemitério Nazista”, nome atribuído ao mesmo pelo fato de ter sido enterrado um alemão que fazia parte de uma expedição alemã na década de 1930. Há nele uma cruz de quase três metros com uma suástica nazista.
Da Redação do TV.
Nenhum comentário:
Postar um comentário