NENHUMA ESCOLA DAS SÉRIES FINAIS DO
ENSINO FUNDAMENTAL DE LARANJAL DO JARI ATINGIU A META DO IDEB EM 2015
Mantendo a regularidade, as Escolas
Zélia Conceição e Santo Antônio do Jari, respectivamente, municipal e estadual,
conseguiram cumprir a meta estabelecida pelo Ministério da Educação. Ambas
conseguiram a nota 5,2 no Índice de Desenvolvimento da Educação Básica. Com
esse resultado, as duas escolas conseguiram atingir as metas em todos os níveis
(municipal, estadual e nacional). A Escola Mirilândia ficou em 2º lugar com a
nota 4,6, entretanto, não conseguiu atender a meta do MEC que era de 4,7.
METAS
Entre os estabelecimentos estaduais
apenas a Escola Santo Antônio conseguiu cumprir a meta. Entre as municipais
conseguiram cumprir com a meta a Escola Teresa Teles (embora tenha baixado a
nota de 4,6 para 4,5), Nazaré Mineiro, Santa Lúcia e Zélia Conceição.
Nenhuma escola pública das redes
estadual e municipal do 6º ao 9º ano de Laranjal do Jari conseguiu cumprir a
meta do IDEB (Índice de Desenvolvimento da Educação Básica) em 2015. A Escola
Estadual Vanda Cabête obteve a maior nota (4,2) e a Escola Sônia Henriques
Barreto tirou a nota mais baixa (3,0).
A meta do Índice de Desenvolvimento
da Educação Básica (Ideb) dos anos iniciais do Ensino Fundamental (1º ao 5º)
para 2015 foi alcançada por 74,7% das redes municipais. O resultado demonstra o
esforço dos municípios, que respondem por 82,5% das matrículas nesse nível de
ensino na rede pública.
As metas não foram cumpridas nos anos
finais do Ensino Fundamental (6º ao 9º), apesar do índice ter evoluído. No
Ensino Médio, a meta do Ideb não foi alcançada e o índice permanece estagnado
desde 2011. O indicador relaciona o desempenho dos estudantes em avaliações de
larga escala, obtidas pela Prova Brasil/Saeb, com dados do fluxo escolar, via
Censo Escolar do Ensino Básico.
"Há evolução, mas em um nível
aquém do que os estudantes brasileiros conseguem e merecem. Precisamos de uma
reforma no Ensino Médio e de uma maior articulação das redes municipais e
estaduais de ensino", defende Maria Inês Fini, presidente do Inep.
O índice nos anos iniciais do Ensino
Fundamental vem evoluindo progressivamente desde que o Ideb começou a ser
calculado, em 2005, permitindo o monitoramento das escolas e das redes de
ensino. O Ideb passou de 3,8, em 2005; para 5,5, em 2015, superando as metas
estipuladas. Este ano, apenas três estados não alcançaram as metas: Amapá, Rio
de Janeiro e Distrito Federal.
Os anos finais do Ensino Fundamental
também melhoraram no índice, passando de 4,2, em 2013; para 4,5, em 2015;
embora não tenham alcançado a meta para este ano, de 4,7. Nesse nível de ensino
as responsabilidades estão divididas: a rede estadual responde por 43,6% dos
alunos e a rede municipal, por 41,7%. Cinco estados superaram a meta: Goiás,
Ceará, Mato Grosso, Amazonas e Pernambuco.
O Ideb do Ensino Médio não alcançou a
meta e mantém o índice de 2011. O objetivo era que chegasse a 4,3; mas o Ideb
continua na casa dos 3,7. Apenas dois estados alcançaram a meta: Pernambuco e
Amazonas. Quase a totalidade dos alunos está matriculada na rede estadual e o
baixo desempenho reforça a urgência pela reforma do Ensino Médio, que vai
flexibilizar e criar uma nova arquitetura capaz de atrair os jovens.
COMO É CALCULADO O IDEB
O Índice de Desenvolvimento da
Educação Básica (Ideb) é um indicador de desempenho da educação brasileira
divulgado a cada dois anos pelo Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas
Educacionais Anísio Teixeira (Inep), autarquia do Ministério da Educação (MEC).
O Ideb relaciona duas dimensões: o desempenho dos estudantes em avaliações de
larga escala e a taxa aprovação. O desempenho é calculado a partir da Prova
Brasil/Saeb, quando os estudantes do 5º e do 9º ano do Ensino Fundamental e da
3ª série do Ensino médio são avaliados em Leitura e Matemática. Os dados de
aprovação são verificados a partir do Censo Escolar da educação Básico,
realizado anualmente. O Ideb é calculado para escolas e para sistemas de ensino
que monitoram o seu desempenho em relação a metas individuais pactuadas com o
governo federal. O índice varia de 0 a 10: quanto maior for o desempenho dos
alunos e o número de alunos promovidos, maior será o Ideb.
(Ivan Lopes, da Redação)
Nenhum comentário:
Postar um comentário