sexta-feira, 9 de setembro de 2016

ESCOLAS ZÉLIA CONCEIÇÃO E SANTO ANTÔNIO LIDERAM O RANKING DO IDEB EM LARANJAL DO JARI COM NOTA 5,2.


NENHUMA ESCOLA DAS SÉRIES FINAIS DO ENSINO FUNDAMENTAL DE LARANJAL DO JARI ATINGIU A META DO IDEB EM 2015
 
Escola Municipal Zélia Conceição (foto) e Santo Antônio tiram melhores notas no IDEB 
Mantendo a regularidade, as Escolas Zélia Conceição e Santo Antônio do Jari, respectivamente, municipal e estadual, conseguiram cumprir a meta estabelecida pelo Ministério da Educação. Ambas conseguiram a nota 5,2 no Índice de Desenvolvimento da Educação Básica. Com esse resultado, as duas escolas conseguiram atingir as metas em todos os níveis (municipal, estadual e nacional). A Escola Mirilândia ficou em 2º lugar com a nota 4,6, entretanto, não conseguiu atender a meta do MEC que era de 4,7.

METAS

Entre os estabelecimentos estaduais apenas a Escola Santo Antônio conseguiu cumprir a meta. Entre as municipais conseguiram cumprir com a meta a Escola Teresa Teles (embora tenha baixado a nota de 4,6 para 4,5), Nazaré Mineiro, Santa Lúcia e Zélia Conceição.

Nenhuma escola pública das redes estadual e municipal do 6º ao 9º ano de Laranjal do Jari conseguiu cumprir a meta do IDEB (Índice de Desenvolvimento da Educação Básica) em 2015. A Escola Estadual Vanda Cabête obteve a maior nota (4,2) e a Escola Sônia Henriques Barreto tirou a nota mais baixa (3,0).

A meta do Índice de Desenvolvimento da Educação Básica (Ideb) dos anos iniciais do Ensino Fundamental (1º ao 5º) para 2015 foi alcançada por 74,7% das redes municipais. O resultado demonstra o esforço dos municípios, que respondem por 82,5% das matrículas nesse nível de ensino na rede pública.

As metas não foram cumpridas nos anos finais do Ensino Fundamental (6º ao 9º), apesar do índice ter evoluído. No Ensino Médio, a meta do Ideb não foi alcançada e o índice permanece estagnado desde 2011. O indicador relaciona o desempenho dos estudantes em avaliações de larga escala, obtidas pela Prova Brasil/Saeb, com dados do fluxo escolar, via Censo Escolar do Ensino Básico.

"Há evolução, mas em um nível aquém do que os estudantes brasileiros conseguem e merecem. Precisamos de uma reforma no Ensino Médio e de uma maior articulação das redes municipais e estaduais de ensino", defende Maria Inês Fini, presidente do Inep.

O índice nos anos iniciais do Ensino Fundamental vem evoluindo progressivamente desde que o Ideb começou a ser calculado, em 2005, permitindo o monitoramento das escolas e das redes de ensino. O Ideb passou de 3,8, em 2005; para 5,5, em 2015, superando as metas estipuladas. Este ano, apenas três estados não alcançaram as metas: Amapá, Rio de Janeiro e Distrito Federal.

Os anos finais do Ensino Fundamental também melhoraram no índice, passando de 4,2, em 2013; para 4,5, em 2015; embora não tenham alcançado a meta para este ano, de 4,7. Nesse nível de ensino as responsabilidades estão divididas: a rede estadual responde por 43,6% dos alunos e a rede municipal, por 41,7%. Cinco estados superaram a meta: Goiás, Ceará, Mato Grosso, Amazonas e Pernambuco.

O Ideb do Ensino Médio não alcançou a meta e mantém o índice de 2011. O objetivo era que chegasse a 4,3; mas o Ideb continua na casa dos 3,7. Apenas dois estados alcançaram a meta: Pernambuco e Amazonas. Quase a totalidade dos alunos está matriculada na rede estadual e o baixo desempenho reforça a urgência pela reforma do Ensino Médio, que vai flexibilizar e criar uma nova arquitetura capaz de atrair os jovens.

COMO É CALCULADO O IDEB


O Índice de Desenvolvimento da Educação Básica (Ideb) é um indicador de desempenho da educação brasileira divulgado a cada dois anos pelo Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep), autarquia do Ministério da Educação (MEC). O Ideb relaciona duas dimensões: o desempenho dos estudantes em avaliações de larga escala e a taxa aprovação. O desempenho é calculado a partir da Prova Brasil/Saeb, quando os estudantes do 5º e do 9º ano do Ensino Fundamental e da 3ª série do Ensino médio são avaliados em Leitura e Matemática. Os dados de aprovação são verificados a partir do Censo Escolar da educação Básico, realizado anualmente. O Ideb é calculado para escolas e para sistemas de ensino que monitoram o seu desempenho em relação a metas individuais pactuadas com o governo federal. O índice varia de 0 a 10: quanto maior for o desempenho dos alunos e o número de alunos promovidos, maior será o Ideb.

(Ivan Lopes, da Redação)

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