sábado, 29 de janeiro de 2022

POLÍCIA CIVIL INCINERA MAIS DE 20 QUILOS DE DROGAS APREENDIDOS EM LARANJAL DO JARI

 

 Fotos | Divulgação Polícia Civil LJ/AP

 

A 1ª Delegacia de Polícia Civil de Laranjal do Jari, durante mais um dia de execução da Operação Hórus, incinerou 21,035kg de sustâncias entorpecentes, dentre as quais havia crack, maconha, cocaína e drogas sintéticas diversas, bem como vários materiais utilizados na embalagem e fracionamento dos entorpecentes para venda ao consumidor final.

O evento ocorreu numa olaria do município na tarde de quinta-feira, 27, quando a equipe da Policia Civil, coordenada pelos Delegados de Polícia Rômulo Viegas e Ellen Gomes, incinerou os entorpecentes apreendidos em diversas ações policiais locais, tanto da Polícia Civil, quanto da Polícia Militar e da Polícia Penal.

A unidade policial responsável pela incineração foi a própria 1ª DPLJ, que solicitou autorização judicial para realizar a destruição das drogas ilícitas, e teve apoio também de policiais da Delegacia da Mulher e da Delegacia da Infância e Juventude do mesmo município, assim como de Policiais Penais. O Ministério Público em Laranjal do Jari também foi representado.

Durante a incineração o Delegado Romulo Viégas destacou a importância do trabalho integrado entre as forças de segurança pública em Laranjal do Jari, que vem contribuindo cada vez mais para o êxito no combate ao crime em geral e principalmente ao narcotráfico, e acrescentou que essa parceira que vem dando certo trará resultados cada vez mais produtivos bem como prejuízos maiores ao crime.


Fonte: Polícia Civil - Divulgação: Ascom Operação Hórus. 




MINISTÉRIO PÚBLICO DO AMAPÁ EMITE RECOMENDAÇÃO SOBRE VACINAÇÃO DE CRIANÇAS E ADOLESCENTES CONTRA COVID-19

 

Na última terça-feira, 25/01, o Ministério Público do Amapá (MP-AP) emitiu Recomendação N° 0000001/2022-PJDE/MPAP ao prefeito de Macapá, Antônio Furlan, ao governador do Amapá, Antônio Waldez Góes, e a todos os conselheiros Tutelares do Município para empreender medidas necessárias à vacinação de crianças e adolescentes contra a Covid-19, levando em consideração o art. 14, §1º, do Estatuto da Criança e do Adolescente, que adverte que “é obrigatória a vacinação das crianças nos casos recomendados pelas autoridades sanitárias".

O documento – assinado pelo titular da Promotoria de Justiça de Defesa da Educação (PJDE), promotor de Justiça Roberto Alvares; pela titular da 2ª Promotoria de Justiça de Defesa da Saúde, promotora de Justiça Fábia Nilci e pelo titular da 2ª Promotoria de Justiça de Defesa dos Direitos da Infância e da Juventude, promotor de Justiça Alexandre Monteiro – determina às Instituições de Ensino Públicas e Privadas que “exijam, por ocasião do ato de efetivação da matrícula, o competente comprovante de vacinação - Certificado Nacional de Vacinação ou outro documento equivalente -, para fins de levantamento dos não vacinados e encaminhamento nominal aos Órgãos Competentes para adoção de medidas cabíveis”.

“A matrícula NÃO DEVERÁ estar condicionada à apresentação do comprovante de vacinação, devendo, portanto, ser realizada qualquer que seja o fundamento da negativa dos pais e/ou responsáveis legais”, ressalta o documento.

Sobre a Recomendação

Alguns fatores foram levados em consideração pelo MP-AP, entre eles: a vacinação como possível medida de enfrentamento e de importância internacional a ser adotada pelas autoridades; a aprovação da vacina Pfizer/Comirnaty como imunizante contra a Covid-19 em crianças de 05 a 11 anos de idade - medida tomada no dia 16 de dezembro de 2021, pela Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa); as agências sanitárias internacionais que concluíram a aprovação da aplicação do imunizante Pfizer/Comirnaty contra a Covid-19 em crianças de 05 a 11 anos de idade e a saúde como direito fundamental social, nos termos do art.6° da Constituição Federal.

Foram considerados, ainda: o Estatuto da Criança e do Adolescente, no art° 7 da Lei N° 8.069/90, preceitua que a criança e o adolescente têm direito de proteção à vida e à saúde, mediante a efetivação de políticas públicas que permitam o nascimento e desenvolvimento sadio e harmonioso, em condições dignas de existência; a vacinação de crianças e adolescentes de 05 a 11 anos contra a Covid-19 passa a ser obrigatória em todo o território nacional, conforme art.14, §1° do Estatuto da Criança e Adolescente, entre demais condições.

Os Conselhos Estadual e Municipal de Saúde, as Secretarias Estadual e Municipal de Saúde, bem como a Secretaria de Estado da Educação do Amapá e a Secretaria Municipal de Educação de Macapá devem tomar ciência sobre o documento para adotar as providências necessárias.

“Fixa-se o prazo de 10 (dez) dias, para a comprovação das providências a serem adotadas por força do cumprimento desta RECOMENDAÇÃO”, destaca.

Sobre o descumprimento da Recomendação

A Recomendação adverte/assinala, também, que a ausência de informações no prazo estabelecido será interpretada como descumprimento deliberado pelo Poder Executivo Municipal e Estadual, bem como prevenção de responsabilidade, ausência de boa-fé e fundamento jurídico para intervenção judicial e dano moral coletivo.

“Esclarece por fim, que o não acolhimento desta notificação, implicará na adoção das medidas judiciais cabíveis, com o mesmo objetivo que constitui o objeto desta RECOMENDAÇÃO”, finaliza o documento.

RECOMENDAÇÃO_N_0000001-2022-PJDE-MPAP.pdf

Fonte: Tanha Silva/Ascom MPAP



 

 

 

 


quinta-feira, 27 de janeiro de 2022

HEMOAP PRECISA DE 20 MIL DOADORES AO ANO PARA MANTER ESTOQUE IDEAL

 

Professora Angélica Miranda | Doadora de sangue há 9 anos. Além de fazer a doação individual, ela é uma militante da causa e já conseguiu arregimentar a família e amigos diversas vezes para doar sangue para pessoas da capital do Estado, inclusive para pacientes de Laranjal do Jari e Almeirim. 

 

O Instituto de Hematologia e Hemoterapia do Amapá (Hemoap) reforça a necessidade de aumentar o número de doadores de sangue. Em 2021 foram contabilizados 14.344 doadores, número inferior ao valor ideal de, no mínimo, 20 mil doadores por ano.

De acordo com os dados divulgados pelo Serviço de Captação e Orientação Social do Hemoap (SCOS), dos voluntários que concretizaram a doação de sangue, 5.424 são mulheres e 8.920 são homens, sendo que 63% do quantitativo geral faz parte da faixa etária entre 29 a 69 anos.

A chefe do SCOS, Elmira Melo, reforça que a carência para todas as tipagens sanguíneas é constante, pois o hemocentro abastece as unidades hospitalares da rede pública e particular do Estado do Amapá.  

“Qualquer pessoa que queira e possa doar é muito bem-vinda no Hemoap. Enfatizamos o chamado para que toda a população se atente a importância deste ato de cidadania que ajuda a salvar tantas vidas”, completou.

Em cada doação é retirado, no máximo, 450 ml de sangue. Uma pessoa adulta tem aproximadamente 5 litros de sangue. O organismo repõe o volume retirado durante o período de 72 horas após a doação.

A professora Angélica Miranda, de 45 anos, doa há 9 anos motivada pela vontade de ajudar o próximo e pelo incentivo do pai, também doador fidelizado do hemocentro.

Eu me atentei ao fato de que uma doação de sangue pode ajudar até 4 pessoas diferentes. Precisamos levar a ideia de doar sangue não somente de forma direcionada, mas também espontânea, como um ato de empatia. Os hemocentros são abastecidos através de nós, doadores voluntários", declarou a servidora pública.

Desde dezembro de 2021 o Hemoap está com o estoque crítico para os tipos sanguíneos O, de fator positivo e negativo. O chamado é para que a população com qualquer tipo sanguíneo compareça ao instituto para ajudar a fortalecer o estoque sanguíneo.

 

Critérios para realizar doação de sangue:

É necessário pesar acima de 50 kg; ter idade entre 16 e 69 anos; estar em boas condições de saúde; não ter testado positivo para covid-19 nos últimos 30 dias e não ter apresentado sinais ou sintomas de gripes nos últimos 14 dias. Menores de 18 anos precisam de autorização dos responsáveis.

É indispensável estar descansado e bem alimentado antes de realizar a doação.

 

Intervalo entre doações de sangue:

Os intervalos de tempo para doação de sangue são de 2 meses para homens e 3 meses para mulheres.

 

Acesso ao serviço:

O Hemoap fica na avenida Raimundo Álvares da Costa, esquina com a rua Jovino Dinoá. O funcionamento é pela manhã, entre 7h30 e 12h30. As doações de sangue podem ser realizadas por comparecimento espontâneo ou solicitadas através de agendamento via WhatsApp: (96) 98811-0200.


Ivan Lopes, com informações do GEA e Hemoap. 



 

EM LARANJAL DO JARI, POLÍCIA CIVIL PRENDE DOIS HOMENS ACUSADOS POR HOMICÍDIO E UM HOMEM ACUSADO POR ESTUPRO DURANTE A OPERAÇÃO HÓRUS

 


Nos últimos dois dias, a Polícia Civil do Amapá, por meio da 1ª Delegacia de Polícia de Laranjal do Jari, realizou a Operação Hórus no município, prendeu três pessoas e apreendeu diversos objetos.

De acordo com o Delegado Rômulo Viégas, dois homens acusados pelo crime de homicídio e um homem acusado por estupro foram presos durante a ação. Além disso, foram apreendidos diversos motores e equipamentos utilizados para extração irregular de madeira na região, veículos clonados e combustível transportado irregularmente nas embarcações.

"Realizamos diligências na comunidade Cachoeira de Santo Antônio, na comunidade da Padaria, entre outras. A Operação Hórus segue para saturar a região de fronteira e divisa do estado do Amapá, contemplada pelo programa V.I.G.I.A do Ministério da Justiça e Segurança Pública, que iniciou no município de Oiapoque", disse o Delegado.


Fonte: Polícia Civil/AP



segunda-feira, 24 de janeiro de 2022

EM VITÓRIA DO JARI, POLÍCIA CIVIL PRENDE TRÊS PESSOAS EM FLAGRANTE, E APREENDE ARMA DE FOGO NA OPERAÇÃO HÓRUS

 

Foto: Polícia Civil


Neste fim de semana, a Polícia Civil do Amapá, por meio da Delegacia de Polícia de Vitória do Jari, realizou a Operação Hórus no município, prendeu três pessoas em flagrante e apreendeu uma arma de fogo.

Durante a ação, foi cumprido mandado de busca e apreensão na residência de uma mulher de 22 anos de idade, que já tinha sido presa no ano passado por tráfico de drogas e estava em prisão domiciliar. No local e nas adjacências da casa, foram encontradas uma quantidade significativa de maconha e crack, balança de precisão e material pra embalar drogas.

Foi realizada também, uma fiscalização por Policiais Civis e Militares através de barreira policial, com o objetivo de apreender armas de fogo e combater os crimes de furto e receptação de veículos. Uma arma de fogo (espingarda calibre 20) foi apreendida.

Um homem de 24 anos de idade foi preso em flagrante no momento em que comercializava maconha e crack dentro de um bar e danceteria. Durante revista pessoal, foram encontradas várias porções das drogas dentro do bolso da calça do acusado. Após a prisão do acusado, que já estava sendo monitorado pelos Policiais Civis, foi cumprido mandado de busca e apreensão em sua residência. No local, a esposa dele foi presa em flagrante por fraude processual, pois apagou as mensagens de conversas do WhatsApp entre o seu marido e o suposto fornecedor de drogas, com o intuito de prejudicar as investigações criminais e induzir a erro o juiz da futura ação penal.

Os dois presos por tráfico de drogas tiveram suas prisões em flagrante convertidas em prisões preventivas. A mulher presa pagou fiança e foi liberada.


Fonte: foto/texto: Polícia Civil

 


 

 

 

 

 

 

quinta-feira, 20 de janeiro de 2022

BELÍSSIMA SOLENIDADE MARCOU A DIVULGAÇÃO DAS PRÉ-MATRÍCULAS DA ESCOLA CÍVICO-MILITAR MINEKO HAYASHIDA

 



Representantes da escola, do Conselho Tutelar, Ministério Público, Secretaria de Estado da Educação e representantes dos pais da escola participaram do evento. 

Na tarde da quinta-feira, 13, a Escola estadual do Programa Escola Cívico-Militar (Pecim) Mineko Hayashida, localizada em Laranjal do Jari, realizou a solenidade que faria o processo do sorteio de vagas, conforme o edital das escolas específicas da Secretaria de Estado da Educação (Seed).

Em razão da Escola Mineko Hayashida  ter obtido um número de inscritos menor do que as vagas ofertadas na unidade, não foi necessário realizar o sorteio.  As 300 vagas disponibilizadas para sorteio eram para ingresso na 1ª série do Ensino Médio. Com a oferta maior que a procura, aconteceu apenas a leitura dos nomes dos estudantes inscritos no processo e a homologação das vagas. A confirmação das matrículas ocorreu no período de 17 a 19/01. 

A escola Mineko Hayashida é a primeira escola Cívico-Militar localizada no interior do estado, motivo de muito orgulho para a gestora da unidade de ensino, Valmery de Moraes.

“Proporcionar uma educação de qualidade para os estudantes da região do Vale do Jarí é motivo de muito orgulho para mim e equipe gestora da Mineko. Seguiremos avançando”, pontuou.

A solenidade contou com o corpo de recepções Mineko Hayashida, cantora local Thainá Sadala e os músicos Dionei Lima, Samaroni Neri e sua esposa Ruthilene que oficializaram com muita honra o hino da Escola. “Agradecemos ao apoio do governador Waldez Góes e à Secretária de Educação, Goreth e em nome destes estendemos nossos agradecimentos à todos que contribuiram para este instante”, disse a diretora Valmery Rego.

O processo foi acompanhado pelos gestores escolares, representantes do Conselho Tutelar, Ministério Público, Secretaria de Estado da Educação e representantes dos pais da escola. 


Da Redação do Tribuna do Vale. 



LARANJAL DO JARI VOLTA A TER ALTA NO NÚMERO DE INFECTADOS POR COVID-19 E COMITÊ ESTUDA ADOTAR MEDIDAS MAIS SEVERAS NAS PRÓXIMAS SEMANAS



Logo mais ao meio-dia desta quinta-feira, 20/01, a Secretaria Municipal de Saúde de Laranjal do Jari divulgará novo boletim epidemiológico da Covid-19, mas conforme o Tribuna do Vale apurou, os casos de novos infectados tiveram significativo crescimento nos últimos dias. No início de dezembro de 2021 Laranjal contabilizava 8.401 casos de infectados e este  número permaneceu até os primeiros dias de janeiro.

Tanto a Covid-19 quanto as demais síndromes gripais, são doenças sazonais, ou seja, que atuam mais fortemente em determinados períodos do ano.

Se comparados com os últimos quatro meses do ano passado, os dados são preocupantes. Por outro lado, não há nenhum caso grave e de internação hospitalar, e esta é a razão, segundo o Secretário Municipal de Saúde, Marcel Jandson Menezes, para que o município tenha deixado de publicar os boletins diários nos últimos meses. A ausência de casos graves revelam a eficácia das vacinas.

Um número ainda mais preocupante é de pessoas não vacinadas no município laranjense. Aproximadamente 5 mil pessoas ainda não procuraram as unidades de vacinação para tomar uma das doses do imunizante contra a Covid-19.

O crescimento de novos casos em Laranjal do Jari é um reflexo do que ocorre no Amapá. Ontem, 19/01, o Estado contabilizou uma nova morte e confirmou mais 708 casos conhecidos de contaminados pelo novo coronavírus, nas últimas 24 horas. Até o momento, esse foi o maior registro no estado de casos conhecidos da doença em um único dia neste ano.

O Secretário de Saúde pede para que as lojas e o comércio em geral de Laranjal do Jari adote mais severamente as medidas de proteção contra a Covid-19 como o caso do uso da máscara e a higienização das mãos. Ele também adiantou que estuda, juntamente com o comitê, adotar o passaporte vacinal (necessidade da apresentação da comprovação da vacinação) para que a pessoa possa adentrar aos estabelecimentos.

A exigência adotada pelo Ifap (comprovante de vacinação e testagem negativa), por exemplo, fez com que ocorresse uma procura pela realização dos testes de Covid-19 e a partir daí foi que se percebeu o novo crescimento de casos da doença. Laranjal do Jari tem diversos locais de vacinação e dispõe do imunizante para todas as pessoas acima de 12 anos e a dosagem infantil para crianças de 10 e 11 anos, bem como para crianças com comorbidades de 5 a 9 anos.


Ivan Lopes, da Redação do Jornal e Radio Tribuna do Vale.




quarta-feira, 12 de janeiro de 2022

POLÍCIA DE LARANJAL DO JARI CUMPRE MANDADO DE PRISÃO PREVENTIVA DE HOMEM QUE DESCUMPRIU MEDIDAS PROTETIVAS DE URGÊNCIA


Neste domingo, 9, a Polícia Civil do Amapá, por meio da Delegacia da Mulher de Laranjal do Jari, cumpriu mandado de prisão preventiva em desfavor de um homem de 25 anos de idade. A ordem judicial foi decretada pelo Poder Judiciário após a vítima comunicar na Delegacia que o ex-companheiro havia descumprido medida protetiva de urgência.

De acordo com a Delegada Ellen Gomes, o acusado praticou o crime previsto no artigo 24-A, da Lei Maria da Penha, gerando risco à integridade física e psicológica da vítima por insistir em ir até a casa da mesma.

Ao saber do fato, a equipe de plantão, de imediato, realizou diligências nos possíveis endereços do acusado e logrou êxito em localizá-lo e prendê-lo. O homem preso foi conduzido à Delegacia para as providências cabíveis e se encontra à disposição da justiça.

Fonte/fotos: Polícia Civil de LJ/AP



 

 

 

DEPOIS DE 6 ANOS, POLÍCIA DO PERNAMBUCO IDENTIFICA ASSASSINO DA MENINA BEATRIZ, MORTA DENTRO DE UM COLÉGIO COM 10 FACADAS EM 2015


Acusado | Marcelo da Silva, de 40 anos


Um exame de DNA coletado pelos peritos no cabo da faca e depois comparado com o material genético de mais 125 pessoas suspeitas, possibilitou a polícia pernambucana chegar ao responsável pelo assassinato da menina Beatriz Angélica Mota, de 7 anos. Marcelo da Silva de 40 anos, que já está preso por outros crimes, confessou o crime e já foi indiciado.

O suspeito de desferir 10* facadas na garota, dentro de um colégio particular de Petrolina, no Sertão, foi identificado pela Polícia Científica de Pernambuco e confessou o assassinato.

 Beatriz Angélica Mota estava em uma festa no Colégio Nossa Senhora Auxiliadora, com os pais, festejando a formatura da irmã. Cerca de 2 mil pessoas estavam na unidade de ensino no dia do evento. O pai dela era professor de inglês da instituição. Por volta das 22 horas, ela se afastou da mãe e foi até o bebedouro do colégio, localizado na parte inferior da quadra. Pouco tempo depois, o corpo de garota foi encontrado em um depósito de material esportivo desativado, perto da quadra onde ocorria a solenidade.

 A TV Globo teve acesso exclusivo ao laudo final do Caso Beatriz. Concluído na segunda, 10/01, o documento foi enviado no dia seguinte para a Secretaria Estadual de Defesa Social (SDS) e ao Ministério Público de Pernambuco (MPPE).

O documento da perícia técnica não esclarece a motivação do crime. Também não informa quais outros crimes são atribuídos ao homem que está preso.


*Grandes veículos de comunicação divulgaram 42 facadas, mas a informação já foi corrigida. 


Ivan Lopes, da Redação do TV. 





 

 

CASA DOS PARAFUSOS PRESENTEIA CLIENTE COM UMA MOTO HONDA POP ZERO KM E ANUNCIA PROMOÇÕES MENSAIS PARA 2022

 

A moto 0KM foi entregue ao cliente Carlos Alberto.

Clientes, público em geral e uma comissão auditora garantiram a transparência na realização do sorteio. 



No último dia 31 de dezembro, a Casa dos Parafusos, localizada no Distrito de Monte Dourado-PA, realizou o sorteio de uma Moto Honda Pop 0 KM na promoção de fim de ano. O felizardo foi o cliente Carlos Alberto Soares Monteiro, residente na vizinha cidade de Laranjal do Jari, no Amapá.  

Em entrevista ao radialista Nato Lima da 104 FM, Carlos Alberto, que trabalha como pedreiro, revelou que os cupons foram doados pelo seu irmão que reside em Monte Dourado. “Meu irmão foi fazer a compra de materiais de construção e me doou os cupons por acreditar que eu era mais sortudo do que ele, então os preenchi e coloquei na caixa”, declarou.

Empresário e ganhador participam do programa Diário Regional apresentado pelo radialista Nato Lima


Carlos Alberto informou que manterá o presente sob a sua posse e que terá grande utilidade para ele e sua família. “Nosso sentimento é de enorme alegria, pois se trata de um valioso prêmio que fará grande diferença na minha vida e desde já quero parabenizar a equipe da Casa dos Parafusos pelo excelente atendimento, bons preços, variedade de produtos e, é claro, por realizar as promoções que presenteiam os seus clientes”, salientou.

Para garantir a lisura e transparência na realização do sorteio, a loja montou uma comissão auditora composta por pessoas independentes e sem vínculo com a empresa para fiscalizar o procedimento. Um grande número de clientes e moradores também prestigiou o evento realizado a partir das 18h da Sexta-feira, 31.  Participaram, inclusive policiais e representantes da imprensa local.

O empresário Antônio Lazarini, fundador da Casa dos Parafusos, agradeceu a todos os clientes, amigos e parceiros e destacou que a loja continuará fazendo promoções durante o ano de 2022. “Em todas as compras a partir de R$ 100,00 o cliente receberá um cupom para participar do sorteio de um valioso prêmio em cada um dos meses do ano. Serão 12 valiosos presentes que incluem eletrodomésticos e utensílios como geladeira, televisor, parafuseira e outros”, adiantou.

Instalada na Rua 96, na Esquina com a Rua J, no Intermediário, em Monte Dourado – PA, a Casa dos Parafusos tem uma completa variedade de produtos que incluem materiais de construção, acabamentos, eletroportáteis, utensílios de casa, jardinagem, equipamentos para motociclistas e eletrodomésticos.

 

Ivan Lopes, da Redação do TV. 



 

RADIALISTA QUE FAZIA CAMPANHA CONTRA VACINAÇÃO MORRE DE COVID-19 EM IGUATU, NO CEARÁ

 

O radialista Ubiracyauri Lopes Lemos, 58, conhecido popularmente como “Bibi Lemos”, morreu na manhã desta segunda-feira, 3, vítima de Covid-19 no município de Iguatu, a 361,4 quilômetros de Fortaleza. O comunicador, que se posicionava contra a vacinação da doença, estava internado em uma Unidade de Terapia Intensiva (UTI) no Hospital e Maternidade Dr. Agenor Araújo (HMAA), desde o dia 26 de dezembro.

Em uma publicação nas redes sociais, no último dia 26, o irmão do radialista, Iguaracy Lemos, destacou que o momento pedia orações para a saúde de Bibi Lemos, mas que também era oportunidade de ressaltar a indignação diante do negacionismo em relação à vacinação contra a Covid-19. “Não é fofoca, não é fake. É verdade! A verdade bate à porta… à porta de uma UTI. A conta chegou!!!”, destacou no post.

O radialista de Iguatu era contrário à vacinação contra a Covid-19. Em publicações no seu perfil do Facebook, Bibi Lemos se mostrava contra o passaporte da vacinação para a entrada em estabelecimentos, medida aplicada no Decreto Estadual de combate à pandemia, e da vacinação em crianças. Dentre os posts, o comunicador compartilhava críticas sobre a eficácia dos imunizantes utilizados na campanha de vacinação contra o coronavírus.

Bibi Lemos atuava na rádio Nova FM de Iguatu, onde apresentava de segunda-feira a sábado, das 15h às 17 horas, o programa “Forrozão”. Por meio das redes sociais, a rádio Nova FM emitiu uma nota de pesar pelo falecimento do comunicador. “A comunicação na região Centro-Sul perde um de seus maiores nomes. Neste momento de dor prestamos nossas condolências aos amigos e familiares", dizia um trecho da nota.

No rádio de Iguatu, Bibi Lemos atuou na Rádio Jornal e Rádio Antena Sul. Em Fortaleza, o radialista trabalhou na Tropical FM de Fortaleza, em 2004. Nos últimos anos, o comunicador realizou trabalhos comerciais e de animação durante as campanhas eleitorais. Em 2021, ele retornou aos microfones de emissoras comandando as tardes da Rádio na Nova FM. As informações são do portal Mais FM.




2ª VIA DA CARTEIRA DE IDENTIDADE EXPEDIDA NO AMAPÁ TEM VALOR AUMENTADO EM DOBRO EM 2022

 


No Amapá, idosos, pessoas com deficiência ou em vulnerabilidade social são alguns dos grupos que podem solicitar gratuitamente a 2ª via da Carteira de Identidade, também conhecida como Registro Geral (RG). A taxa para emissão da 2ª via do documento teve reajuste válido a partir desta segunda-feira, 3, para o exercício financeiro de 2022, devido ao aumento dos custos do papel-moeda. Confira, ao final do texto, todos os grupos que podem obter a isenção.

Definido pela Polícia Científica, a tarifa que antes era de R$27,50 passou a ser de R$59,68. O diretor-presidente da instituição, Salatiel Guimarães, pontuou o aumento de custo das cédulas como principal fator. Mesmo com o ajuste, a taxa é inferior ao que é cobrado por outros Estados do país, como Rondônia, Rio Grande do Sul e Espírito Santo - nestes lugares, os valores chegam a R$138,81, R$74,11 e R$68,60, respectivamente.

“O papel-moeda que utilizamos teve um aumento expressivo, passando de R$1,96 em 2018 para R$4,90 em 2020. Isso representa um aumento imediato de 150% no custo de emissão”, declarou Guimarães.

Outra causa que onera os custos de emissão dos documentos é o desperdício. De acordo com levantamento do Superfácil, que é referência nos atendimentos de cidadania no Estado, o volume de documentos que deixam de ser buscados pela população é grande, alguns com quase 10 anos sem destino.

“Somente nas unidades do Superfácil são aproximadamente 2.800 RGs que não foram buscados, a maioria deles é 2ª via. Muitas solicitadas com urgência. Alguns foram solicitados com urgência, mas estão lá desde 2013”, explicou Patrícia Silva, diretora-adjunta da instituição.

Isenção

A emissão da 1ª via do RG é gratuita. Também há possibilidade de para ter acesso a gratuidade na emissão da 2ª via, desde que o cidadão atenda os seguintes critérios:

·         - Ter 60 anos ou mais;

·         Ser portador de deficiência;

·         Ter se alfabetizado, quando não assinava na via anterior do RG;

·         Ter a Carteira de Identidade furtada ou roubada, em até 30 dias do registro de Boletim de Ocorrência, que apresente de forma explícita o furto ou roubo do documento; 

·         Ter a Carteira de Identidade danificada ou extraviada por catástrofe natural, com prazo de 90 dias do ocorrido, mediante apresentação de Boletim de Ocorrência com registro explícito da catástrofe;

·         Estar sob custódia de órgãos públicos (Iapen, ala de psiquiatria do Hospital das Clínicas Alberto Lima, Cesein...) mediante apresentação de documento do órgão informando a condição;

·         - Beneficiários de programas socioassistenciais, sob comprovação do benefício;

·         Quando for primeira vez que o requerente incluirá o nome social na Carteira de Identidade. 

 

Com informações do Ponto do PontodaPauta.